sexta-feira, 28 de abril de 2023

Hollywood | 9


Vin Marbad vinha altamente recomendado por Michael Huntington, meu fotógrafo oficial. Michael me fotografava constantemente, mas até então não houvera muitos pedidos desses trabalhos.
Marbad era consultor de impostos. Chegou uma noite com sua maleta, um homenzinho moreno. Eu já bebia tranquilamente há algumas horas, sentado com Sarah vendo um filme em minha velha TV preto e branco.
Ele bateu com rápida dignidade e eu o deixei entrar, apresentei-o a Sarah e servi-lhe vinho.
Obrigado – ele disse, tomando um gole. – Você sabe que, aqui na América, se você não gasta dinheiro, eles tomam.
Ééé? Que quer que eu faça?
Dê uma entrada numa casa.
Hum?
Os pagamentos das hipotecas são dedutíveis do imposto de renda.
Ééé, que mais?
Compre um carro. É dedutível.
Todo?
Não, só um pouco. Deixa que eu cuido disso. O que a gente precisa é criar pra você algumas proteções contra os impostos. Veja aqui...
Vin Marbad abriu sua maleta e retirou muitas folhas de papel. Levantou-se e aproximou-se de mim com elas.
Bens imóveis. Aqui, olhe, eu comprei um pouco de terra no Oregon. Isto é um cancelamento de imposto. Ainda tem alguns hectares à venda. Você pode entrar agora. Esperamos uma valorização de 25% cada ano. Em outras palavras, dentro de quatro anos seu dinheiro dobra...
Não, não, por favor volte a sentar.
Que é que há?
Não quero comprar nada que eu não possa ver, não quero comprar nada que não possa alcançar e tocar.
Está dizendo que não confia em mim?
Eu acabo de conhecer você.
Eu tenho recomendações em todo o mundo!
Eu sempre confio em meu instinto.
Vin Marbad girou de volta ao sofá onde deixara seu casaco; enfiou-o e lançou-se para a porta com sua maleta, abriu-a, saiu e fechou-a.
Você ofendeu ele – disse Sarah. – Ele só queria te mostrar algumas maneiras de economizar dinheiro.
Eu tenho duas regras. Uma delas é: jamais confie num cara que fuma cachimbo. A outra: jamais confie num cara de sapato lustroso.
Ele não fumava cachimbo.
Bem, parece um fumador de cachimbo.
Você ofendeu ele.
Não se preocupe, ele vai voltar...
A porta escancarou-se, e lá estava Vin Marbad. Cruzou a sala apressado até seu lugar original no sofá, tornou a tirar o casaco, pôs a maleta a seus pés. Olhou-me.
Michael me disse que você joga nos cavalinhos.
Bem, ééé...
Meu primeiro emprego, quando cheguei aqui, da Índia, foi no Hollywood Park. Era faxineiro lá. Sabe as vassouras que eles usam para varrer os bilhetes usados?
Sei.
Já notou como são largas?
Já.
Bem, isso foi ideia minha. As vassouras eram do tamanho normal. Eu desenhei a nova. Fui ao setor de Operações com ela e eles aproveitaram. Fui promovido pra Operações e venho subindo desde então.
Servi-lhe outra bebida. Ele tomou um gole.
Escuta, você bebe quando escreve?
Sim, um bocado.
Isso é parte da sua inspiração. Vou fazer com que seja deduzido.
Pode fazer isso?
Claro. Sabe, fui eu que comecei a tornar dedutível a gasolina usada no automóvel. Foi ideia minha.
Filho da puta – eu disse.
Muito interessante – disse Sarah.
Dou um jeito de você não pagar imposto nenhum e de modo legal.
Parece ótimo.
Michael Huntington não paga impostos. Pergunte pra ele.
Acredito em você. Abaixo os impostos.
Tudo bem, mas você tem de fazer o que eu digo. Primeiro, dê entrada numa casa, depois num carro. Dê a largada. Arranje um carro bom. Um novo BMW.
Tudo bem.
Em que máquina datilografa? Uma manual?
É.
Arranje uma elétrica. É dedutível.
Eu não sei se consigo escrever numa elétrica.
Você se acostuma em poucos dias.
Quer dizer, não sei se consigo criar numa elétrica.
Quer dizer que tem medo de mudar?
É, ele tem – disse Sarah. – Veja os escritores do século passado, eles usavam penas de aves. Naquele tempo, ele teria se apegado a essas penas, teria lutado contra qualquer mudança.
Penso muito em minha maldita alma.
Você muda suas marcas de bebida, não muda? – perguntou Vin.
Ééé...
Tudo bem, então...
Vin ergueu sua taça, esvaziou-a.
Eu servi mais vinho a todos.
O que a gente precisa é fazer de você uma Corporação, pra conseguir todas as vantagens dos impostos.
Isso soa terrível.
Eu disse a você, se não quer pagar imposto tem de fazer como eu digo.
Eu só quero bater à máquina, não quero andar por aí carregando um fardo enorme.
Você só tem de nomear um Conselho de Diretores, um Secretário, um Tesoureiro, e por aí além... É fácil.
Soa horrível. Escuta, tudo isso soa como um monte de merda. Talvez eu me dê melhor simplesmente pagando os impostos. Não quero ninguém me enchendo o saco. Não quero o cara do imposto de renda batendo em minha porta à meia-noite. Pago até mais pra garantir que me deixem em paz.
Isso é idiotice – disse Vin. – Ninguém deve jamais pagar impostos.
Por que não dá uma chance a Vin? Ele só está querendo te ajudar – disse Sarah.
Veja, eu mando pra você pelo correio os documentos da Corporação. É só ler e assinar. Vai ver que não tem nada a temer.
Essa coisa toda, sabe, atrapalha. Estou trabalhando num argumento e preciso ter as ideias claras.
Um argumento, hum? Sobre o que é?
Um bêbado.
Ah, você, hum?
Bem, tem outros.
Consegui fazer ele beber vinho agora – disse Sarah. – Estava quase morto quando conheci ele. Uísque, cerveja, vodca, gim, ale...
Já sou consultor de Darby Evans há alguns anos. Você sabe, ele é argumentista.
Eu não vou ao cinema.
Ele escreveu O Coelho que Saltou no Céu; Waffles com Lulu; Terror no Zoo. Está fácil na casa dos seis dígitos. E é uma Corporação.
Não respondi.
Não tem pago um vintém de imposto. E é tudo legal...
Dê uma chance a Vin – disse Sarah.
Ergui minha taça.
Tudo bem. Merda. A isso!
Bom garoto – disse Vin.
Esvaziei meu copo e encontrei outra garrafa. Tirei a rolha e servi a todos.
Deixei minha mente ir na coisa; você é um operador esperto. É astuto. Por que pagar bombas que despedaçam crianças indefesas? Dirija um BMW. Tenha uma vista do porto. Vote nos republicanos.
Então me ocorreu outra ideia.
Não estará você se tornando o que sempre odiou?
E veio a resposta:
Merda, você não tem dinheiro de verdade mesmo. Por que não brincar com essa coisa de farra?
Continuamos bebendo, comemorando alguma coisa.

Charles Bukowski, in Hollywood

Nenhum comentário:

Postar um comentário