sábado, 30 de março de 2024

A Contadora de Filmes | [14]


E assim me transformei oficialmente na contadora de filmes lá de casa.
A partir desse dia deixei de jogar bolinhas de gude, abandonei as búricas e já não acompanhei mais meus irmãos até a mina de cal para matar lagartixas. Em vez disso, nos dias em que não ia ao cinema – por falta de dinheiro ou porque os nomes dos protagonistas não diziam nada ao meu pai – eu ficava em casa treinando mudanças de vozes e ensaiando trejeitos e caras e bocas na frente do espelho.
Queria contar os filmes cada vez melhor.
No cinema comecei a me deter em detalhes que a maioria dos espectadores passava por alto; pequenos detalhes que me serviam para dar mais ênfase às minhas narrações: a forma acanalhada da loura amante do mafioso pintar os lábios, um tique quase despercebido do pistoleiro nos instantes que antecediam o sacar do revólver, a forma em que os soldados acendiam o cigarro nas trincheiras para que o inimigo não visse o fulgor do fósforo.
Passado algum tempo, já não me conformei só com a mímica e as mudanças de voz, e incorporei elementos externos, como no teatro. A primeira coisa de que me apoderei foram os revólveres de madeira dos meus irmãos, um chapéu antigo de meu pai e um guarda-chuva velho que minha mãe havia trazido do sul e que, é claro, nunca foi usado nos descampados do deserto.
Depois comecei a fabricar o meu próprio material cenográfico.
Como na escola eu era boa em trabalhos manuais, passava o tempo costurando véus e turbantes para os filmes árabes; fabricando leques para os espanhóis, e imensos chapelões para os filmes mexicanos. Fazia sabres chineses, capacetes de guerra, flechas de índios e vários tipos de máscaras. A primeira delas foi para imitar o Zorro. A coisa que mais gosto me deu, porém, foi confeccionar e ensaiar com o chapéu coco, a bengala e o bigode mosca de Carlitos, meu camarada de espírito.
Eu guardava todas essas coisas num caixote de chá, deixado ao alcance da mão, ao lado da parede branca.

Hernán Rivera Letelier, in A Contadora de Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário