quarta-feira, 27 de outubro de 2021

O banho de música das 18 horas | Capítulo 2

A ligação veio do setor Aloaa.
O professor Kohak se aproximou e apertou o botão no receptor. A tela tremeluziu, e na superfície, parecida com um espelho, surgiu o rosto do presidente Miruki envolto por uma grossa barba.
Presidente Miruki, vida longa ao império! — o professor cumprimentou.
Olá, professor, tenho um assunto para discutir com você, em particular — o homem barbudo falou.
O professor entendeu o recado e se virou, ordenando que Penn e Bara fossem para a oficina adjacente.
Os dois estudantes pegaram vários papéis da mesa, empurraram a porta e entraram na sala ao lado.
Estou sozinho agora. Sobre o que se trata?
Bem, eu gostaria de expressar o meu respeito por você, professor. Graças ao poder impressionante do banho de música, esta nação está sob o meu total controle. Ao fim de cada banho, é como se cada um dos cidadãos houvesse renascido. Todos se incendeiam com os mesmos ideais desta nação e estão prontos para se aplicarem com ardor aos seus deveres. Eles seguem o meu comando, sem exceção, quase como androides. Até o criminoso mais perigoso e brutal é transformado em um cidadão modelo após 30 minutos de banho de música. Toda a minha nação está saudável. E tenho de agradecer a você, professor, por esses cidadãos maravilhosos. Você tem o meu mais profundo respeito…
Vossa Excelência, posso, com todo respeito, pedir que vá direto ao ponto?
Oh, sim. — O homem barbudo balançou a cabeça. — Bem, estou ciente de que atualmente você está pesquisando sobre a construção de androides, mas talvez seja melhor interromper esse projeto.
Então você está ordenando que eu pare a pesquisa sobre androides? Posso perguntar por quê?
Você não consegue ver que, graças ao banho de música das 18 horas, meus cidadãos obtiveram mentes e corpos de aço? Cada um deles se tornou um ser humano ideal. Dito isso, existe mesmo uma razão para criar androides? O custo da pesquisa sobre eles subiu até metade do orçamento nacional. Por que devemos gastar tanto dinheiro nesse projeto? Meu ponto é que, com nosso sistema do banho de música instaurado, não há motivo para a existência de androides. Professor, o que acha disso?
Eu entendo o que Vossa Excelência quer dizer. Por favor, permita-me pensar a respeito com mais calma.
Sim, faça isso. Oh, quase me esqueci. Parece que minha esposa deseja vê-lo. Você poderia passar lá esta noite?
Sim, Vossa Excelência. Eu a visitarei hoje, às 20 horas.
Na oficina da porta ao lado, Penn e Bara continuavam a calcular. Eles estavam tão envolvidos no trabalho que nem notavam a presença um do outro. Até mesmo ali, o efeito do banho de música era extraordinário. Nesta nação, a hora imediata conseguinte ao banho de música era a mais preciosa, as tarefas mais importantes eram realizadas nesse curto período de tempo com uma habilidade sobre-humana. O escudo de defesa nacional, as provisões nutricionais e as bactérias misturadas, cada uma dessas coisas eram melhoradas ou redesenhadas nessa hora. Após seu fim, todos iriam realizar um trabalho que não requeria criatividade, divertir-se ou dormir. Além de transformar todos em gênios durante uma hora, forçava-lhes a seguir os firmes ideais da nação pelas 23 horas seguintes. O banho de música foi baseado no som da vibração dos tremores da Terra, da Central de Música, que se conectava com os cérebros humanos através das cadeiras de formato espiral, massageando as células cerebrais e transformando os cidadãos em magníficos indivíduos padronizados. Há pouco tempo, o banho de música passou a utilizar a Melodia Nacional n. 39 — uma melodia habilmente refinada, através de muitos testes, pelo professor e requisitada pelo presidente Miruki, designada com o propósito de criar o chamado “Modelo 39 de Indivíduos Padrões”. Esse modelo referia-se àqueles que cumpriam as 39 condições indicadas pelo presidente como necessárias à sua nação.
Uma exaustiva lista de todas as 39 condições será omitida aqui, mas para destacar algumas: ser leal ao presidente, possuir um espírito inflexível, não desejar álcool, não fumar, manter-se saudável com apenas quatro horas de sono e reconhecer o presidente ao ver sua barba. O presidente Miruki propôs algumas condições bem restritivas.
Quando o professor Kohak finalizou a Melodia Nacional n. 39, o presidente ficou extasiado. No início, a música fora testada nos piores criminosos da nação que, de imediato, se tornaram os exatos cidadãos modelos desejados pelo presidente Miruki, e isso o chocou a ponto de quase desmaiar. Ele, portanto, ordenou que deixassem o bem-sucedido banho de música tocando através das ondas de rádio, para expor os cidadãos a ele, 24 horas por dia. No entanto, a ideia foi rejeitada por Kohak; ele objetou em razão de o banho de música, de maneira forçada, estimular em excesso as células cerebrais, e essa superexposição destruiriam-nas, levando à morte súbita. Por isso, as regulações limitam o banho de música para apenas 30 minutos por dia. Se fosse possível, o presidente estenderia a duração, de qualquer maneira, com o objetivo de capturar por completo as almas da população. Ele havia acabado de expressar ao professor sua alegria de ter cidadãos tão perfeitos, mas aquilo era apenas um elogio. Na realidade, as pessoas estavam em um contínuo estado de tensão durante o dia, longe de viver sem reclamações.

Juza Unno, in A última transmissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário