segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Meditações | 1

Amanheça dizendo: “Hoje encontrarei um intrometido, um ingrato, um arrogante, um desonesto, um invejoso e um insociável.”
Eles se comportam dessa maneira por não saberem distinguir o bem do mal. Eu, em contrapartida, aprendi a enxergar a beleza do que é bom e certo e a feiura do que é mau e errado. Observei o parentesco entre mim e eles. Não compartilhamos do mesmo sangue ou semente, mas somos uniformemente dotados de inteligência e porções divinas.
Não posso ser ferido por um parente, sequer me zangar ou odiá-lo, pois ninguém é capaz de me embaraçar com o que é feio. Nascemos para cooperar, tal qual os dois pés, as duas mãos, as pálpebras superiores e inferiores e o maxilar e a mandíbula. Não cooperar é contrário à natureza, e me irritar ou me afastar deles não é um ato de cooperação.

Marco Aurélio, in Meditações

Nenhum comentário:

Postar um comentário