domingo, 16 de setembro de 2018

A máscara do Anonymous: origem e história


É bem provável que em algum momento você tenha ouvido falar do Anonymous, um grupo ativista que busca estabelecer uma liberdade online e também no mundo real, através de ações que buscam incentivar as pessoas a lutarem por interesses coletivos. O grupo tem como uma de suas marcas uma máscara que transparece certo ar de mistério, e que foi vista por muitos no filme “V de Vingança”, que foi produzido e roteirizado por Andy Wachowski e Lana Wachowski, (os irmãos que criaram MATRIX e a suruba do Sense8). Claramente o Anonymous se inspira em muitas ideias apresentadas no longa-metragem, mas o que muitos não sabem é que a máscara não foi criada nesse filme e que há um grande contexto histórico por trás da imagem daquele rosto.



O filme dos irmãos Wachowsky é uma adaptação do romance homônimo “V FOR VENDETTA”, a graphic novel (HQ para os bons entendedores) escrita por Alan Moore e desenhada por David Lloyd, e que foi publicada entre 1982 e 1988, no Reino Unido. A história do romance se passa em um futuro distópico (1997 – agora passado futurista alternativo), onde um partido com fortes tendências totalitárias consegue chegar ao poder após uma guerra nuclear, e inicia um regime fascista sobre todo o Reino Unido; a mídia é controlada, campos de concentração para minorias sexuais e raciais são criados, e agentes especiais são recrutados para fiscalizar o cumprimento de um toque de recolher. Nesse cenário opressor, surge um homem vestido de preto e usando uma máscara estilizada de Guy Fawkes, que inicia várias ações anarquistas a fim de desestabilizar o governo…


A Dama de Ferro

Uma das maiores fontes de inspiração dos autores, foi o governo conservador da primeira-ministra Margaret Thatcher (1979 a 1990), que ficou conhecida como “Dama de Ferro”, por conta de suas rígidas posições em relação aos sindicatos dos trabalhadores, por suas opiniões sobre a União Soviética, e pelas várias privatizações de empresas realizadas nos primeiros anos de seu governo. À propósito: foi no governo dela que ocorreu a “Guerra das Malvinas”, em que a Argentina saiu derrotada.


No entanto, fica evidente também a inspiração da HQ em outra figura histórica: Guy Fawkes. Esse é o nome. A máscara usada pelo personagem V é uma representação estilizada do rosto de Fawkes, fato que é citado em diversas passagens da Graphic Novel e do filme. Mas quem foi este homem a final?

O homem que inspirou a máscara: quem foi Guy Fawkes?

Guy Fawkes (também conhecido como Guido) foi um soldado inglês católico que participou da “Conspiração da Pólvora (Gunpowder Plot), que tinha como objetivo explodir o parlamento britânico durante uma sessão, em 5 de novembro de 1605. A intenção da conspiração liderada por Robert Catesby, era iniciar um levante católico contra a repressão do rei protestante Jaime I, matando-o junto de outros parlamentares protestantes, através da explosão que fora planejada. Guy Fawkes, que era um perito em explosivos, foi colocado para detonar os 36 barris de pólvora colocados sob o prédio do parlamento, mas por conta de uma informação vazada Fawkes acabou sendo descoberto e preso antes que o plano fosse posto em prática.

Retrato de Guy Fawkes, o rosto que inspirou a máscara.


Guy Fawkes foi preso, torturado, interrogado e então condenado à forca, acusado de traição e tentativa de assassinato dos parlamentares e do rei. A conspiração da Pólvora havia fracassado.
A captura de Fawkes é celebrada até os dias de hoje pelo povo inglês, na chamada “Noite das Fogueiras” (Bonfire Night), realizada em todo dia 5 de novembro. Nesse dia o rei ou a rainha participa de uma sessão especial no parlamento, e o subsolo do prédio é tradicionalmente revistado; costuma-se soltar muitos fogos de artifício e nas ruas as pessoas fazem bonecos representando a figura de Fawkes e ao fim da noite o queimam.

O anti-herói

Tido como um “traidor” aos olhos do povo inglês, Moore e Lloyd não tiveram receio de colocar um personagem inspirado na figura histórica de Fawkes para protagonizar sua obra. Mesmo sendo vista com maus olhos por alguns, aquela figura representa a luta do povo contra o totalitarismo e a opressão de governos e instituições. E justamente por conta da trama, que envolve a retomada do poder pela população, que o Anonymous decidiu utilizar a máscara estilizada de Fawkes para representar seus ideais de liberdade, que por ironia, são também tidos (por alguns) como atos terroristas – assim como ocorreu na ficção.
Da próxima vez que você ver aquele rosto misterioso com bigodes e um sorriso sutilmente sarcástico, lembre-se que por trás dela não existe apenas a inspiração vinda de um filme de ficção… Por trás dela há história, há ideias, há conceitos, e, sobretudo, pensamentos sobre liberdade e justiça. Uma máscara além do V de Vingança; uma máscara além do Anonymous.

Fonte da matéria: Neurônio Nerd

Nenhum comentário:

Postar um comentário