116.
Escrever é esquecer. A literatura é
a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as
artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e o representar)
entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um
sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida — umas porque
usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da
mesma vida humana.
Não é esse o caso da literatura.
Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um
drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de
ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que
ninguém fala em verso.
Fernando Pessoa, em Livro do Desassossego
Nenhum comentário:
Postar um comentário