sábado, 30 de novembro de 2019

A sociedade vigilante

Os partidos que reconstruíram os Estados e suprimiram os rivais não foram onipotentes desde o começo. Eles se aproveitaram de um momento histórico para tornar a vida política impraticável para os adversários. Por isso, apoie o sistema multipartidário e defenda as regras de eleições democráticas. Vote em eleições municipais e estaduais enquanto for possível. Pense em concorrer a um cargo eletivo”.
Timothy Snyder, in Sobre a tirania: vinte lições do século XX para o presente
Para Snyder, o século XX testemunhou ótimas medidas para ampliar o direito do voto e de criar democracias duradouras.
Porém, as democracias que surgiram depois da primeira e da segunda guerra, em muitos casos, se corroeram quando um único partido tomou o poder mediante combinação de eleição e golpe de Estado.
Como ele afirma: “Um partido fortalecido por resultados eleitorais favoráveis, ou motivado por uma ideologia, ou ambas as coisas, podia transformar o sistema de dentro pra fora”. Justamento o que fizeram Nazi/Fascistas.
A maioria dos alemães da década de 30, que votaram no Partido Nazista, não se deram conta de que aquela poderia ser a sua última eleição livre. Isso também ocorreu com países do leste europeu, sob o regime comunista.
Qualquer eleição pode ser a última, o que resta é a necessidade de total vigilância da parte da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário