sábado, 12 de outubro de 2024

A Contadora de Filmes | [41]

Foi nesse tempo que aconteceram algumas coisas que mudaram o mundo. Apareceram os hippies. O homem chegou na Lua (apareceu na televisão). Salvador Allende chegou ao poder. Uma vez, o comandante Fidel Castro passou pela rua principal do povoado (a gente só conseguiu ver, pelos vidros de uma camionete, sua barba flutuando).
No sul, em sua cidade natal, minha mãe se suicidou. Dependurou-se numa figueira. Disseram que tinha sido com um de seus lenços de seda, daqueles que ela adorava tanto.
Eu fiquei sabendo dois meses depois.
E então, aconteceu o golpe de Estado do general Pinochet. Com o golpe, desapareceram muitas coisas. Desapareceu gente. Desapareceu o trem. Desapareceu a confiança.
Desapareceu o senhor administrador.
Puseram um militar para ocupar o seu lugar.
E eu tornei a ficar sozinha. Ele foi embora sem se despedir.
Diziam que havia voltado para o seu país (outros murmuravam que tinha sido fuzilado). No fim, eu havia tomado algum carinho pelo gringo. Embora às vezes ele se embebedasse e batesse em mim, não era má pessoa.
Até me deu uma televisão de presente.
No fundo, era um solitário e um sentimental.
Sofria muito por causa da sua esterilidade. De certa forma, era como o meu pai: inútil da cintura para baixo.

Hernán Rivera Letelier, em A Contadora de Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário