segunda-feira, 25 de março de 2019

Róssini

Restaurante fino. Maître extremamente elegante, ar superior, grande linha. Sotaque nordestino. Turnedô à Rossini ele pronunciava “Róssini”.
Rossiní — corrigiu a madame.
A empáfia do maître era inabalável.
Madame quer saber mais do que eu?
A pronúncia certa é Rossiní.
O original é Róssini.
Na Europa se diz Rossiní.
Eu estou falando do Ceará, madame.
Ceará?
Inclusive, conheço Róssini pessoalmente.
O Rossini do turnedô é do Ceará?
Fortaleza.
O Rossini não era um compositor italiano?
Esse é outro. O Róssini que eu estou falando é cearense. Amigo do Bechamel.
Bechamel?
Paulinho Bechamel.
O do molho?
Esse. Também conheço o Gratiné.
Quem?
Severino Gratiné. Inventor da supe a lóion.
Certo...
Madame vai de turnedô?
Não, não. Acho que vou pedir camarões flambê.
Flambé.
Flambê.
Flambé.
Você conhece pessoalmente...
O Luizão Flambé?
Luís Fernando Veríssimo, in A mesa voadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário