Não queremos ser
poupados por nossos melhores inimigos, nem por aqueles que amamos
profundamente. Então deixai que vos diga a verdade!
Meus irmãos de
guerra! Eu vos amo profundamente, fui e sou vosso igual. E sou também
vosso melhor inimigo. Então deixai que vos diga a verdade!
Sei do ódio e da
inveja em vosso coração. Não sois grandes o bastante para não
conhecer ódio e inveja. Então sede grandes o bastante para não vos
envergonhar deles!
E, se não podeis
ser santos do conhecimento, sede ao menos seus guerreiros. Estes são
os companheiros e precursores de tal santidade.
Vejo muitos
soldados: quisera ver muitos guerreiros! “Uniforme” chama-se
aquilo que vestem: que não seja uniforme o que com ele escondem!
Deveis ser, para
mim, aqueles cujos olhos sempre buscam um inimigo — o vosso
inimigo. E em alguns de vós existe um ódio à primeira vista.
Vosso inimigo
deveis procurar, vossa guerra deveis conduzir, por vossos
pensamentos! E, se vosso pensamento sucumbir, vossa retidão deve
ainda gritar vitória!
Deveis amar a paz
como meio para novas guerras. E a paz breve, mais que a longa.
Não vos aconselho
o trabalho, mas a luta. Não vos aconselho a paz, mas o triunfo.
Vosso trabalho seja uma luta, vossa paz seja um triunfo!
Só podemos estar
calados e tranquilos quando temos arco e flecha: do contrário,
falamos e brigamos. Que vossa paz seja um triunfo!
Dizeis que a boa
causa santifica até mesmo a guerra? Eu vos digo: é a boa guerra que
santifica toda causa.
A guerra e a
coragem fizeram mais coisas grandes do que o amor ao próximo. Não a
vossa compaixão, mas a vossa bravura salvou até agora os
desventurados.
“O que é bom?”,
perguntais. Ser bravo é bom. Deixai que as garotas pequenas digam:
“Bom é o que é bonito e tocante ao mesmo tempo”.
Diz-se que não
tendes coração: mas vosso coração é genuíno, e eu amo o pudor
da vossa cordialidade. Envergonhai-vos de vossa maré-cheia, enquanto
outros se envergonham de sua vazante.
Sois feios? Pois
muito bem, irmãos! Cercai-vos do sublime, o manto do feio!
E, quando vossa
alma se torna grande, também se torna petulante, 30 e em vossa
sublimidade existe maldade. Eu vos conheço.
Na maldade, o
petulante e o fracote se encontram. Mas eles se entendem mal. Eu vos
conheço.
Podeis ter apenas
inimigos para odiar, não inimigos para desprezar. Deveis ter orgulho
de vosso inimigo: então os sucessos de vosso inimigo serão também
vossos.
Rebelião — esta
é a nobreza do escravo. Que a vossa nobreza seja obediência! Que
até o vosso mandar seja um obedecer!
Para um bom
guerreiro, “tu deves” soa mais agradável do que “eu quero”.
E tudo de que gostais, deixai que primeiro vos seja ordenado.
Que o vosso amor à
vida seja amor à vossa mais alta esperança: e vossa mais alta
esperança seja o mais alto pensamento da vida!
O vosso mais alto
pensamento, porém, deveis deixar que eu o ordene a vós — e ele
diz: o homem é algo que deve ser superado.
Vivei, então,
vossa vida de obediência e de guerra! Que importa viver muito tempo?
Que guerreiro quer ser poupado?
Eu não vos poupo,
eu vos amo profundamente, meus irmãos na guerra! —
Assim falou
Zaratustra.
Friedrich
Nietzsche, in Assim falou Zaratustra
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