terça-feira, 22 de abril de 2014

Oração no Saco de Mangaratiba

Nossa Senhora me dê paciência
Para estes mares para esta vida!
Me dê paciência pra que eu não caia
Pra que eu não pare nesta existência
Tão mal cumprida tão mais comprida
Do que a restinga de Marambaia!...
Manuel Bandeira

4 comentários:

  1. Sabemos que uma mesma palavra pode apresentar significados diversos, dependendo da forma e de intenção com as quais é utilizada. Que significado(s) a palavra ''saco'' assume no título do poema 1 , considerando sua relação com o restante do texto?

    ResponderExcluir
  2. De Itinerário de Pasárgada:

    “Oração no Saco de Mangaratiba” não é poema, é resíduo de poema. Em 1926 passei duas semanas num sítio distante de Mangaratiba umas duas horas de canoa. A ida para lá, noite fechada ainda, foi a viagem mais bonita que fiz na minha vida. Vênus luzia sobre nós tão grande, tão intensa, tão bela, que chegava a parecer escandalosa e dava vontade de morrer (daquela hora é que iria sair o título do meu livro seguinte: Estrela da manhã). A viagem de volta foi também noturna. Saímos da Praia da Figueira às duas da madrugada para apanhar em Mangaratiba o trem das cinco. Ao virarmos a Ponta da Paciência, levantou-se um vento que quase dá conosco na restinga da Marambaia. Chegamos em cima da hora para pegar o trem. Caí derreado no banco do vagão. E então, numa espécie de subdelírio da extrema fadiga, todo um poema, o mais longo que já se formou na minha cabeça, começou a fluir dentro de mim. O meu esgotamento era tal, que não tive ânimo para tomar o menor apontamento. Pensei poder recompor os versos em casa. Mal cheguei, caí no sono... Quando acordei, só me restavam na memória os seis versos da oração, única estrofe regular do poema, que era no mais em verso livre. Nunca me consolei desse desastre.

    ResponderExcluir
  3. No sentido real da palavra, "saco" é um acidente geográfico próprio do litoral da cidade de Mangaratiba - onde inclusive existe uma praia com esta denominação. Praia do Saco. Por essa ocasião citada,1926, existia no centro de Mangaratiba, diante da igreja bicentenário de Nossa Senhora da Guia uma estação de trem que ligava a cidade ao centro do Rio de Janeiro. O percurso marítimo feito pelo poeta passa em frente à Praia do Saco que era a única possibilidade de alcancar a Praia da Figueira, hoje transformada em condomínio e com acesso pela rodovia Rio-Santos. Há ainda o detalhe da restinga de Marambaia que é frontal ao saco de Mangaratiba e presente na baia da Ilha Grande formando a paisagem que deslumbrou o poeta "foi a viagem mais bonita que fiz na minha vida".
    Conotativamente há um jogo de ideias com o gigantismo do mundo visto na imensidão do mar e o minúsculo período de vida que o poeta julgava que teria. Isso é confirmado no pedido que faz à Nossa Senhora para que lhe dê paciência para estes -mares/eu não caia. Dentro dessa ideia dimensionada do mundo aparecem os pedidos grandiosos em forma de oração na extensão marítima do Saco de Mangaratiba "Para que eu não pare nesta existência / tão mal cumprida".

    ResponderExcluir