sexta-feira, 18 de julho de 2025

Novas Lendas Brasileiras

Uirapitiático era um índio muito agitado. Cuidava do Grande Almoxarifado onde ficavam armazenadas a mandioca e a carne-seca. Muito meticuloso colocava as mandiocas à sombra e as mantas de came-seca ao sol. Num dia de muita chuva, tava tranquilamente queimando um fumo, ao som d eTatu-bola e seus Tamanduás-que-dão-bandeira, quando uma divindade com celulite adentrou o recinto. Uirapitiático tentou puxar um papo.
Chuva pau, né?
Qualé, Juruna? Essa é manjada. Como castigo por ter começado cantada com piada velha, você vai ter que colocar nas costas a mandioca que esteja mais pesada e carregar a dita-cuja até o outro lado, onde merecerá um lugar ao sol, por cima da carne-seca.
E assim nasceu a prima da Dona Carmen.
Jakebutá, que no dialeto siririca significa Grande Guerreiro, não tirava a mão do tacape.
Tupã me deu tacape grande mas eu não tenho onde butá.
Quero, mas não há!
Penalizado com o mitológico atraso do Grande Guerreiro, Tupã misturou um perdigoto de Cláudio Humberto com suor de Gretchcn e deu origem à cabocla Ripanaxulipa Bumbum, conhecida como a Dançarina Louca do Impeachment.
Quando Jakebutá viu Ripanaxulipa dançando pela primeira vez, levou a mão ao enorme tacape e foi acometido de AITS (Síndrome de Autoinflação do Tacape). Tupã ordenou que Ripanaxulipa encostasse o Bumbum no tacape de Jakebutá.
Dias depois, um pouco mais magro, Jakebutá comentava a nova prática com Chiquinho Botelho, no Calígula:
Pô, cara. É muito melhor do que as figuras de barro que o pajé deixava a gente ver na Taba Superior de Guerra.

Aldir Blanc, em Brasil passado a sujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário