segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Airto Moreira, o músico que o mundo venera e o Brasil pouco conhece

Há meio século, Airto Guimorvan Moreira (Itaiópolis, 1941) desembarcava no aeroporto JFK de Nova York sem uma ideia exata do que seria de sua vida. “Só sabia que queria tocar, fazer música, e Nova York parecia ser o local adequado para isso”. Não se enganou.
Meio século mais tarde, o percussionista e cantor conhecido por suas colaborações com Miles Davis e Chick Corea, entre outros, voltou ao país que o viu nascer para interpretar as músicas de seu primeiro disco 100% brasileiro, Aluê, com shows em São Paulo (SESC) e Rio de Janeiro (Blue Note).
Quem visita o site do artista se surpreende com a foto de um jovem Airto de gravata borboleta e paletó, recebendo o primeiro prêmio de um concurso para cantores principiantes. “Meu primeiro “trabalho” foi de cantor. Canto desde os 5 anos. Não havia festa de aniversário em que minha mãe não anunciasse: “e agora meu filho vai cantar para vocês...” e eu cantava qualquer coisa, apesar de me aborrecer, mas sabia o que me esperava em casa se não o fizesse. O que eu gostava era de tocar, o que fosse, não me importava. Pegava um instrumento e começava a tocar sem saber muito bem o que fazia”.
Com 17 anos, Airto viajou a São Paulo para tentar a sorte. “Andei pelas boates procurando trabalho, mas naquela época os empresários só queriam cantoras, de modo que comecei a levar a sério isso de tocar um instrumento. Escolhi a bateria”.
Passar da bateria à percussão foi algo natural para Airto. “Não sei como aconteceu, simplesmente comecei a tocar percussão... e até hoje. Eu não planejo as coisas, as coisas me acontecem...”. A vida e o contato com outros percussionistas, afirma, lhe ensinaram tudo o que precisava saber sobre o instrumento. “Existe algo que caracteriza os percussionistas, e é que influenciamos uns aos outros de uma forma, digamos, natural. Por exemplo, em Nova York, muitos iam me ver e viam que eu tocava instrumentos que não eram comuns”, e me perguntavam, “Escuta Airto, o que é isso?”. Em pouco tempo eles estavam tocando o mesmo instrumento. Mas eu fiz a mesma coisa com Naná Vasconcelos. A primeira vez que o vi tocando berimbau não entendi absolutamente nada e, no fim das contas, acabei tocando-o também”.
De Nova York ao Rio de Janeiro e de volta. A carreira improvável de Airto o afastaria das turbulências musicais do Brasil dos anos 60 – Tropicália e derivados – para aproximá-lo da trepidante cena jazzística nova-iorquina. “Eu não sabia o que era o jazz aqui no Brasil, pensava que o conhecia, mas não... por isso fui aos Estados Unidos, para inteirar-me”.
Foi através do saxofonista Cannonball Adderley que o nome de Airto Moreira chegou aos ouvidos de Miles Davis. E foi por ele que “o brasileiro”, como era conhecido nos ambientes musicais de Nova York, pôde participar das seminais sessões de gravação que deram origem ao álbum “Bitches Brew”. Em sua autobiografia, o trompetista lembra dos problemas de adaptação do recém-chegado, que imaginava “intimidado” por sua presença: “claro que estava intimidado, mas não por Miles e sim pela música, por ser tão “natural”, o que a fazia muito difícil de assimilar. E eu estava ali, no meio, tentando responder a toda aquela energia em um nível de igualdade com músicos que tocavam juntos por metade da vida... não havia lugar para mim. O que fiz? Comecei a tocar muito, mas muito forte. Até que, um dia, Miles se aproximou e me disse: “não precisa tocar tão forte, simplesmente...toque”. Fiquei totalmente desconcertado: o que ele queria dizer com isso? Porque Miles falava pouco, mas quando o fazia, sua palavra era lei. E tinha razão: eu estava acabando com minhas mãos sem outro propósito além de me destacar entre tudo aquilo, o que não fazia o menor sentido. Então comecei a tocar como se estivesse com medo, você sabe, esse “cha-chá” suave que acompanha um cantor sem voz, esse tipo de coisa... então alguns dias depois Miles veio conversar de novo. “Escute bem, tudo o que você precisa fazer é isso mesmo, escutar e tocar. Só isso”. Essa foi a melhor lição que recebi dele. A partir desse momento, comecei a ouvir a música, a ouvi-la de verdade... porque a música é como um filme, você precisa vê-lo em seu conjunto, os personagens, o enredo e, a partir daí, desenvolver seu papel”.
Chema García Martínez, in www.elpais/brasil, acesse aqui

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