quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Siglas



Bota aí: “P”
– “P”
De “Partido”.
Ah.
Nossa proposta qual é? De união, certo? Acho que a palavra “União” deve constar do nome.
Certo. Partido de União...
Mobilizadora!
Boa! Dá a ideia de ação, de congraçamento dinâmico. Partido da União Mobilizadora. Como é que fica a sigla?
PUM.
Não sei não...
É. Vamos tentar outro. Deixa ver. “P”...
– “P” é tranquilo.
Acho que “Social” tem que constar.
Claro. Partido Social...
Trabalhista?
Fica PST Não dá.
É. Iam acabar nos chamando de “Ei, você”.
E mesmo “trabalhista”, não sei. Alguém aqui é trabalhista?
Isso é o de menos. Vamos ver. “P”…
Quem sabe a gente esquece o “P”?
É. O “P” atrapalha. Bota “A”, de Aliança. Aliança Inovadora...
AI.
Que foi?
Não. A sigla. Fica AI.
Espera. Eu ainda não terminei. Aliança Inovadora... de Arregimentação Institucional.
AIAI... Sei não.
É. Pode ser mal interpretado.
Vanguarda Conservadora?
Você enlouqueceu? Fica VC.
Aliança Republicana de Renovação do Estado.
ARRE!
O quê?
Calma.
Espera aí pessoal. Quem sabe a gente define a posição ideológica do partido antes de pensar na sigla? Qual é, exatamente, a nossa posição?
Bom, eu diria que estamos entre a centro-esquerda e a centro-direita.
Então é no centro.
Também não vamos ser radicais...
Nós somos a favor da reforma agrária?
Somos, desde que não toquem na terra.
Aceitaremos qualquer coalizão partidária para impedir a propagação do comunismo no Brasil.
Inclusive com o PCB e o PC do B?
Claro.
Não devemos ter medo de acordos e alianças. Afinal, um partido faz pactos políticos por uma razão mais alta.
Exato. A de chegar ao poder e esquecer os pactos que fez.
Partido Ecumênico Republicano Unido.
PERU?
Movimento Institucionalista Alerta e Unido.
MIAU?!
Que tal KIM? - O que significa?
Nada, eu só acho o nome bonito.
MUMU. Movimento Ufanista Mobilização e – MMM... Movimento Moderador Monarquista.
Mas nós somos republicanos.
Eu sei. Mas por uma boa sigla a gente muda.
TCHAU.
Hum, boa. Trabalho e Capital em Harmonia com Amor e União?
Não, é tchau mesmo.
Aonde é que você vai?
Abrir uma dissidência.

Luís Fernando Veríssimo, em Comédias Para se Ler na Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário