– Mas,
enfim, que pretendes fazer agora? perguntou-me o Quincas Borba, indo
pôr a xícara vazia no parapeito de uma das janelas.
– Não
sei; vou meter-me na Tijuca; fugir aos homens.
Estou
envergonhado, aborrecido. Tantos sonhos, meu caro Borba, tantos
sonhos, e não sou nada.
– Nada!
interrompeu-me o Quincas Borba com um gesto de indignação.
Para
distrair-me, convidou-me a sair; saímos para os lados do Engenho
Velho. Íamos a pé, filosofando as coisas.
Nunca
me há de esquecer o benefício desse passeio, que me restituiu o
sossego e a força. A palavra daquele grande homem era o cordial da
sabedoria. Disse-me ele que eu não podia fugir ao combate; se me
fechavam a tribuna, cumpria-me abrir um jornal. Chegou a usar uma
expressão menos elevada, mostrando assim que a língua filosófica
podia, uma ou outra vez, retemperar-se no calão do povo. Funda um
jornal, disse-me ele, e “desmancha toda esta igrejinha”.
– Magnífica
ideia! Vou fundar um jornal, vou escachá-los, vou...
– Lutar.
Podes escachá-los ou não; o essencial é que lutes. Vida é luta.
Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.
Daí
a pouco demos com uma briga de cães; fato que aos olhos de um homem
vulgar não teria valor. Quincas Borba fez-me parar e observar os
cães. Eram dois. Notou que ao pé deles estava um osso, motivo da
guerra, e não deixou de chamar a minha atenção para a
circunstância de que o osso não tinha carne. Um simples osso nu. Os
cães mordiam-se, rosnavam, com furor nos olhos... Quincas Borba
meteu a bengala debaixo do braço, encostou o queixo no costão e
parecia em êxtase.
– Que
belo que isto é! dizia ele de quando em quando.
Quis
arrancar-me dali, mas não pude; ele estava arraigado ao chão, e só
continuou a andar, quando a briga cessou inteiramente, e um dos cães,
mordido e vencido, foi levar a sua fome a outra parte. Notei que
ficara sinceramente alegre, posto contivesse a alegria, segundo
convinha a um grande filósofo. Fez-me observar a beleza do
espetáculo, relembrou o objeto da luta, concluiu que os cães tinham
fome; mas a privação do alimento era nada para os efeitos gerais da
filosofia.
Nem
deixou de recordar que em algumas partes do globo o espetáculo é
mais grandioso; as criaturas humanas é que disputam aos cães os
ossos e outros manjares menos apetecíveis; luta que se complica
muito, porque entra em ação a inteligência do homem, com todo o
acúmulo de sagacidade que lhe deram os séculos, etc.
Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas
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