Faixa
de abertura e principal destaque do disco que lançou em 1971, esta
balada devastadora funcionou como um rito de passagem na carreira de
Roberto Carlos (1941). Aos 30 anos, ele começava a deixar para trás
o ídolo da Jovem Guarda para se transformar no maior cantor
romântico brasileiro. Sucesso popular imediato e até hoje uma das
mais amadas pelo seu público, a canção também ganhou aplausos
unânimes da crítica, que na época ainda costumava desmerecer e
subavaliar a obra de Roberto e Erasmo.
Mais
um fruto da parceria com Erasmo Carlos (1941), a letra da música, em
forma de list song, lembra os pequenos mas tão importantes detalhes
que marcam as lembranças felizes de um amor passado, mas ainda vivo:
“a velha calça desbotada”, “os erros do meu português ruim”,
“o ronco barulhento do meu carro”… e a advertência irônica
“não vá dizer meu nome à pessoa errada”.
Como
conta o biógrafo proscrito Paulo Cesar de Araújo no livro proibido
Roberto Carlos em detalhes, apesar de ter consciência de que
acabara de criar um clássico, movido por seu lendário
perfeccionismo, Roberto implicou com a palavra “ronco”, por sua
sonoridade bruta e possíveis outros sentidos pouco poéticos. E, até
entrar no estúdio, testou a letra com diversos amigos, mas, como
ninguém estranhou, o ronco ficou na história da música brasileira.
Roberto
começou a compor “Detalhes” sozinho, numa noite em março de
1971, em São Paulo, onde vivia na época. No dia seguinte, ao ouvir
o rascunho que gravara, percebeu que estava diante de algo maior.
Animado e ansioso, sem querer perder tempo e o momento da inspiração,
ligou para Erasmo no Rio, que pegou o primeiro voo e naquela mesma
tarde terminaram a canção.
A
inspiração e a intuição de Roberto não falharam. “Detalhes”
nasceu clássica e conquistou instantaneamente todos que a ouviram e,
meses depois, abriu o seu álbum do ano. Um de seus melhores discos,
seu poderoso repertório incluía uma composição que Caetano fez
para ele (“Como dois e dois”) e outras pérolas com Erasmo, como
“Amada amante”, “Todos estão surdos” e “Debaixo dos
caracóis dos seus cabelos”, dedicada a Caetano, então exilado em
Londres, mas “Detalhes” foi a que bateu mais forte.
A
gravação de Roberto foi valorizada por um sofisticado arranjo do
maestro americano Jimmy Wisner, e a levada rítmica e a estrutura
harmônica de “Detalhes” lançaram um modelo de canção que
depois foi infinitamente imitado e explorado no Brasil.
Nelson Motta, in 101 canções que tocaram o Brasil
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