sábado, 8 de abril de 2017

Minha própria voz


Ouvi que os cães latiam, como se eu os houvesse despertado.
Vi um homem atravessando a rua:
Ei, você! — chamei.
Ei, você! — me respondeu minha própria voz.
E como se estivessem na virada da esquina, ouvi umas mulheres que conversavam:
Olha só quem vem lá. Não é o Filoteo Aréchiga?
É ele. Vamos fingir que não vimos.
É melhor a gente ir embora. Se ele vier mesmo atrás de nós é que de verdade quer uma das duas. Quem você acha que ele vai seguir?
Você, com certeza.
Pois eu acho que vai seguir mesmo é você.
Pois pode parar de correr. Ele ficou parado naquela esquina.
Pois então não é nenhuma das duas, está vendo?
Mas que tal se fosse você ou eu? Que tal?
Não se iluda.
Afinal de contas, até que foi melhor. Dizem por aí que é ele quem se encarrega de conseguir mocinhas para dom Pedro. Veja só do que escapamos.
É mesmo? Pois com esse velho não quero ter nada a ver.
É melhor a gente ir.
Você disse bem. Vamos embora daqui.
Juan Rulfo, in Pedro Páramo

Nenhum comentário:

Postar um comentário