domingo, 6 de agosto de 2023

Emoções | Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1981


Lançada em novembro de 1981, como uma das dez faixas do álbum Ele está para chegar, “Emoções” contagiou imediatamente o público e se tornou um dos maiores sucessos de Roberto Carlos. Hit instantâneo com presença avassaladora nas rádios, a música batizou o show que, em dezembro, estreou no palco do Canecão, no Rio de Janeiro, e desde então virou o prefixo de abertura de todos os shows de Roberto.
Nessa parceria com Erasmo, Roberto, que estava com 40 anos, confirmava a sua paixão pelos standards, o estilo de música que imperou nos Estados Unidos até meados da década de 1950, com as big bands e seus fabulosos crooners, até o surgimento devastador do rock and roll. A letra romântica de “Emoções” é um balanço autobiográfico do privilégio de ter vivido, entre lágrimas e risos, tantas emoções, que o fizeram otimista e esperançoso com as que ainda virão.
A grande inspiração para a música e o seu arranjo foi a gravação de Frank Sinatra de “New York, New York”, lançada em 1980, com sucesso no mundo inteiro. O impactante arranjo original de “Emoções” foi escrito pelo maestro americano Torrie Zito.
Talvez por sua letra tão pessoal e identificada com Roberto, raros intérpretes ousaram regravar a música. Mas sobram regravações do autor. Desde o seu lançamento, “Emoções” nunca mais saiu dos roteiros dos espetáculos de Roberto e também teve lugar garantido nos muitos discos e DVDs ao vivo que ele vem fazendo nas duas últimas décadas, com pouco material inédito.
A carreira de Roberto Carlos não se descolou mais deste sucesso, e vice-versa. Além da turnê de lançamento do disco, a música já batizou o avião em que o cantor percorreu o Brasil na sua turnê de 1982, um perfume lançado no mercado em 2008, uma coleção de joias lançada em 2009 e uma empresa de empreendimentos imobiliários aberta em 2014. Até hoje, inclusive, dá nome ao cruzeiro marítimo que, desde 2005, ele tem feito todos os verões: “Emoções em alto mar”.
E “as emoções se repetindo”, como ondas no mar.

Nelson Motta, in 101 canções que tocaram o Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário