domingo, 22 de novembro de 2020

Um asno singular

             Hâytham bin ‘Uday contou o seguinte:

Eu estava no depósito de lixo da cidade de Kufa quando um cego parou diante de um vendedor de montarias e lhe disse:
Venda-me um asno que não seja tão pequeno que se despreze, nem tão grande que se destaque; se o caminho estiver livre, que avance com velocidade; se congestionado, que se desvie com destreza; se eu lhe der pouca ração, que tenha paciência, mas, se eu lhe der muita, que seja agradecido; se for montado por mim, que deslanche; se por outrem, que durma.
O vendedor lhe respondeu:
Tenha paciência, ó servo de Deus: quando Deus transformar o juiz da cidade em asno, seu pedido será então atendido, se Deus quiser!

Mamede Mustafa Jarouche (trad.), in Histórias para Ler Sem Pressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário