sábado, 28 de março de 2020

Como eram, na realidade, musas de grandes pintores

  Adele Bloch-Bauer, modelo de Gustav Klimt

 

 
Adele Bloch-Bauer nasceu em uma família burguesa respeitável, seu pai era o gerente geral da União Bancária de Viena. Aos 18 anos, ela se casou com um conhecedor de arte e produtor de açúcar chamado Ferdinand Bloch-Bauer, que era significativamente mais velho do que ela. Adele posou para quatro pinturas icônicas de Gustav Klimt. A mais famosa delas foi o “Retrato de Adele Bloch-Bauer I” (imagem à direita). Esse trabalho também é chamado de “Woman in Gold” e “Mona Lisa da Áustria”.
Uma história interessante também acompanha esse retrato: o marido de Adele estava convencido de que havia um caso entre sua esposa e Klimt. Para que o amor do artista por sua musa esfriasse mais rápido, Bloch-Bauer encomendou um retrato de sua esposa, esperando que ao estar perto de Klimt, ele rapidamente se cansasse dela. O artista trabalhou em sua obra durante 4 anos, criando cerca de 100 esboços para o retrato. E se ele tinha algum tipo de relacionamento com Adele, ao longo desse tempo, acabou.


Jeanne Hébuterne, modelo de Amedeo Modigliani

 

 
Jeanne Hébuterne estudou na Academia Colarossi, uma escola privada de arte. Lá ela conheceu o artista italiano Amedeo Modigliani, que a escolheu como modelo entre os alunos da Instituição. Logo, entre eles, surgiu um romance. Jeanne foi morar com Modigliani e se tornou o tema principal de sua pintura: o artista fez aproximadamente 25 de seus retratos. O casal teve uma filha, que recebeu o nome de sua mãe: Jeanne.
Modigliani, que sofria de meningite tuberculosa, morreu com apenas 35 anos de idade em Janeiro de 1920. Jeanne Hébuterne, que estava esperando por seu segundo filho, enlouquecida pela dor, cometeu suicídio no dia seguinte à morte do seu amado.

Vera Mamontova, modelo para vários artistas russos

 


A modelo para a obra de Valentín Serov, “Menina com Pêssegos”, chamava-se Vera Mamontova e era filha de um rico filantropo, Savva Mamontov. Um dia, Vera voltou para casa depois de uma caminhada e sentou-se à mesa, segurando em suas mãos um pêssego de seu próprio jardim. Lá estavam seus pais e o artista Valentín Serov, visitando a fazenda. Durante os próximos dois meses, essa menina de 12 anos posou por muitas horas todos os dias para uma pintura que, posteriormente, tornou-se famosa.


Suzanne Valadon, a modelo de Auguste Renoir, Henri de Toulouse-Lautrec e outros

 


A filha de uma lavadeira solteira, a artista francesa Suzanne Valadon, foi a primeira mulher a ser aceita na União Francesa de Artistas. Ela foi modelo para muitos artistas famosos como Henri de Toulouse-Lautrec, Edgar Degas e Pierre-Auguste Renoir, que a retratou em duas pinturas de sua série sobre dança: “Dança em Bougival” (foto à direita) e “Dança na cidade”.

A atriz Jeanne Samary, modelo de Renoir

 


Jeanne Samary foi uma atriz francesa no teatro Comédie-Française. Antes de se casar, ela morava perto do ateliê de Pierre-Auguste Renoir e frequentemente o visitava para posar. Em 1877-1878, o artista pintou 4 retratos de Jeanne. Cada um deles foi significativamente diferente dos outros em termos de cor, composição e tamanhos. Um dos mais famosos é intitulado “Jeanne Samary em um vestido decotado” (imagem da direita), que está na coleção do Museu Pushkin, em Moscou.

Veja mais musas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário