segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Street Art: Spy Booth (A cabine espiã), de Banksy, em Londres, desaparece misteriosamente


Um mural de Banksy, uma peça especialmente famosa que satiriza a vigilância do Governo sobre a população, desapareceu do local onde estava instalado em Cheltenham, a 175 quilômetros de Londres, mas ainda não está claro se foi destruído ou retirado do edifício com fins lucrativos. O mural gozava do status de obra protegida desde o ano passado por decisão municipal.
O Spy Booth (A cabine espiã), título da obra de arte urbana criada na parede de um imóvel de Cheltenham (cidade de 110.000 habitantes) pelo grafiteiro mais célebre do mundo, foi objeto de polêmica desde que apareceu em uma manhã de abril de 2014 junto a um edifício tombado do século XIX. Os moradores fizeram uma campanha para conseguir a proteção oficial da pintura a spray que desde então atraiu muitos turistas e curiosos, transformando o imóvel em um dos mais fotografados do país. O mural também foi vítima de repetidos atos de vandalismo que tentaram encobrir a sinistra imagem que retratava: um grupo de espiões, trajados à maneira dos filmes dos anos 1950 (óculos de sol, capas de chuva...) e equipados com todo tipo de aparelhos de vigilância, grampeando o telefonema do usuário de uma cabine telefônica real.
O mural desaparecido no último fim de semana foi pintado pouco depois das revelações do ex-agente americano Edward Snowden sobre o envolvimento britânico na espionagem de pessoas, e colocado precisamente a apenas cinco quilômetros da sede um dos três serviços de inteligência de Reino Unido, o GCHQ. A montanha de entulhos que apareceu onde antes havia uma parede fez pensar inicialmente que o Spy Booth tinha sido destruído. Entretanto, a escassez de restos com traços de pintura acabou expondo a segunda hipótese, de que a obra foi arrancada.
Alex Chalk, deputado pela circunscrição local, exigiu uma investigação para solucionar o mistério. “Já tínhamos falado com o dono”, afirmou Mark Nelson, membro do conselho municipal de Cheltenham. “A proteção da obra de Banksy sempre foi uma de nossas prioridades, e o dono sabia que era obrigação protegê-la durante a reforma”, comentou.
Matéria completa no site de El País.

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