sábado, 20 de outubro de 2018

Mitologias

Zeus ficou furioso com essa história toda e deu uma entrevista coletiva na qual declarou o seguinte:
- Não tolerarei mais brigas no meu governo pra evitar que corramos o risco de regressar ao Samey.
Prometeu, que não tinha nada com isso, foi acorrentado no Monte Cáucaso, onde um abutre deveria devorar-lhe o fígado para todo o sempre. Prometeu recorreu da sentença, e Zeus, num rasgo de generosidade, condenou-o a trinta mil anos. Ufa, que alívio, suspirou Prometeu, ao saber do abrandamento da pena.
Sobre o famigerado abutre, Bulfinch e P. Commelin narram o seguinte episódio: Zeus estava conversando com Hermes sobre que nome deveriam dar ao urubu mitológico. Hermes tomou um gole do néctar e matutou:
- Hum... bicadas diretas no fígado... é isso?
- Isso aí - Zeus confirmou.
- Certo. Deixa eu ver... achar um nome legal pra uma porrada no fígado... hum... já sei!
- Diz, meu querido!
-51!
Zeus caiu na gargalhada.
- Rá, rá, rá! Grande, Hermes! Uma boa ideia!
Penalizada, Palas Atenas tirou três folhas de um carvalho e transformou-as em Engov, Sonrisal e Litrison. Para premiar a generosidade do carvalho, Atenas perguntou:
- O que queres em troca de tuas três folhas?
O carvalho suspirou:
- Não gosto do meu nome. Carvalho parece ca...
- Basta! O carvalho terás que carregar, mas te farei ainda mais belo, de olhos claros e cabeleira prateada. Na intimidade serás chamado de Hermínio. E assim nasceu meu querido Hermínio Bello de Carvalho.
Aldir Blanc, in Brasil passado a limpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário