sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Coitada da Norma, tão culta!

E a Norma, hein?
O que é que tem?
Você não soube? Anda mal falada.
A Norma? Depois de velha? Mas ela é tão culta!
Pois é. E com aquela pose toda, a mania de ditar regrinhas de bom comportamento, de corrigir todo mundo…
Mas o que foi que aconteceu?
Ora, o que aconteceu é que caiu a máscara da madame, né? Descobriram finalmente como ela é autoritária, elitista e preconceituosa. E pior, arbitrária, totalmente desconectada da realidade.
Puxa, eu sempre achei a Norma tão correta…
Correta demais, aí é que está. Era para desconfiar, acho que demorou. Parece que até aqueles amigos que ela se orgulhava de ter no ministério andam virando a cara para ela.
Ah, coitada. Eu sinto pena.
Pois eu acho ótimo. Nunca fiquei à vontade na presença da dona, sabia? Muitas vezes aconteceu de eu ter alguma coisa importante para falar e ficar com medo. Preferia nem abrir a boca.
Isso é verdade, a Norma sempre foi difícil.
Tá vendo? Nem você, que é meio puxa-saco, está disposto a defender a megera!
Estou, sim; defendo, sim. E você? Fica aí esculachando, mas até que está se expressando direitinho, do jeito que ela gosta.
Eu?
Você.
Ah, você não viu nada, meu amigo. A gente vamos barbarizar!
Sérgio Rodrigues, in Viva a língua brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário