quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Tudo é o vazio mas tudo está desperto!


Uns sapos ficavam coaxando no riachinho nos momentos mais inoportunos, interrompendo minhas meditações como se fosse de propósito; uma vez, um sapo coaxou três vezes bem ao meio-dia e ficou quieto o resto da tarde, como se estivesse manifestando os Três Veículos. Dessa vez meu sapo coaxou uma vez só. Senti que era um sinal indicando o Veículo Primeiro da Compaixão e retomei determinado a deixar para lá a coisa toda, até a pena que eu sentia do cachorro. Que sonho triste e inútil. Mais uma vez no bosque, naquela noite, manuseando minhas contas de oração, fiz rezas estranhas como estas: “Meu orgulho está ferido, isso é o vazio; meu negócio é com o Darma, isso é o vazio; tenho orgulho da minha bondade para com os animais, isso é o vazio; minha concepção sobre a corrente, isso é o vazio; a pena de Ananda, até isso é o vazio”. Se houvesse algum mestre zen em cena, talvez ele tivesse ido até o cão acorrentado e o chutado, para dar a todos um repentino golpe de despertar. Minha dor estava mesmo em me livrar da concepção sobre as pessoas e os cachorros, e sobre mim mesmo. “Estava profundamente magoado com aquele negócio triste de tentar negar o que era. De qualquer modo, era um draminha comovente em um domingo de interior: “Raymond não quer que o cachorro fique acorrentado”. Mas então de repente, sob aquela árvore à noite, tive uma ideia surpreendente: “Tudo é o vazio mas tudo está desperto! As coisas são o vazio no espaço e no tempo e na mente”.
Jack Kerouac, in Os vagabundos iluminados

Nenhum comentário:

Postar um comentário