A menina marcava as
páginas onde estavam impressas aquelas leis absurdas com a intenção de, mais
tarde, arrancá-las. 0 pai explicou-lhe que era inútil, havia muitos outros
livros com as mesmas leis. Quisesse mudá-las, teria de convencer as pessoas que
faziam leis.
Lida por esta ótica,
a Bíblia revela a igualdade entre homens e mulheres e denuncia a leitura
machista que pretende derivar dos desígnios de Deus instrumentos de dominação,
como a interdição de acesso das mulheres ao sacerdócio e ao episcopado, e a
preponderância masculina sob o pretexto de que Eva foi criada a partir da
costela de Adão — quando a natureza não deixa dúvidas de que todo homem nasce
do corpo de uma mulher.
0 evangelista Mateus
aponta, na árvore genealógica de Jesus; cinco mulheres. Tamar, Raab, Rute e
Maria; e de modo implícito, a mãe de Salomão, aquela “que foi mulher de Urias”.
Não é bem uma ascendência da qual um de nós haveria de se orgulhar.
Em sua atividade
pública, Jesus se fez acompanhar pelos Doze e por algumas mulheres: Maria
Madalena; Joana, mulher de Cuza, o procurador de Herodes; Susana e várias
outras. Portanto, o grupo de discípulos de Jesus não era propriamente machista.
Além disso, Jesus frequentava, em Betânia, a casa de suas amigas Marta e Maria,
irmãs de Lázaro.
O primeiro milagre
de Jesus foi para atender ao pedido de uma mulher, Maria, sua mãe, preocupada
com a falta de vinho numa festa de casamento em Canã.
Escolhido por Jesus para ser o
primeiro Papa, Pedro era casado.
Em
nosso país, destacam-se Ana Flora Anderson, Teresa Cavalcanti, Wanda Deifelt e
Athalya Brenner. O Centro de Estudos Bíblicos (Cebi) há anos forma, pelo Brasil
afora, homens e mulheres dos setores populares em novos métodos de
interpretação bíblica, pondo fim ao monopólio clerical e machista.
Descobrir que a mulher ocupa na Bíblia lugar e
importância iguais aos do homem é questionar as igrejas que, às vésperas do
terceiro milênio, insistem em reservar aos homens as funções de poder. E, por
tabela, subverter os valores desta sociedade que considera a direção política
um talento masculino e a questão social um derivativo da primeira dama, e
ilustra sua publicidade televisiva e as páginas das revistas com mulheres que
se prestam a ser reificadas, reduzidas ao mero apelo de consumo material e
simbólico e, no entanto, queixam-se quando tratadas pelos homens como objetos
descartáveis.
Frei Betto
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