segunda-feira, 11 de agosto de 2014

As Perseidas 2014: chuva de meteoros ganha Doodle do Google em vídeo



A chuva de meteoros Perseidas acontece anualmente entre julho e agosto e é tema do Doodle do Google desta segunda-feira (11). O fenômeno ganhou um time lapse no You Tube, mostrando detalhes animados no céu. Ao final do vídeo, o Doodle mostra uma constelação que forma a palavra Google. É possível ainda compartilhar a bela experiência espacial nas redes sociais.
O que é a Perseida?
A Chuva de Meteoros Perseida já foi ilustrada em um doodle estático em 12 de agosto de 2009. No Doodle desta segunda-feira (11), disponível também no YouTube, uma música composta por Niko Leiva, inspirada nas montanhas da Bolívia, aumentam o estado de espírito contemplativo. Vale conferir o resultado.
Observada ao longo dos últimos dois mil anos, as Perseidas - ou Perséiades, como também são chamadas -  são formadas por um rastro de fragmentos expelidos pelo cometa Swift-Tuttle e que se estendem ao longo de sua órbita, ficando mais visíveis quando sua trajetória está mais próxima do Sol.

Foto do pico da chuva de meteoros Perseidas em 2012, tirada na cidade de Weikersheim, Alemanha (Foto: Reprodução/NASA) (Foto: Foto do pico da chuva de meteoros Perseidas em 2012, tirada na cidade de Weikersheim, Alemanha (Foto: Reprodução/NASA))
Foto do pico da Perseidas em 2012, tirada na cidade de Weikersheim, Alemanha (Foto: Reprodução/NASA)
Matéria completa aqui.

Um comentário: