terça-feira, 26 de março de 2013

Esculturas em cruz

A ponte mais tradicional entre religião e arte se dá pelo campo multifacetado das artes plásticas. A imagem de Jesus na cruz é a figura clássica da representação cristã e do tradicionalismo artístico. Por ela se percebe a mudança de estilo nas escolas das artes e a construção de um repertório iconográfico de imagens sacras, criadas para representar o rosto de Jesus Cristo, desde a era medieval até os dias contemporâneos.
O artista plástico Demétrius Coelho, da Galeria de Artes e Design Demétrius Coelho, de Natal – RN, iniciou uma série de esculturas inspiradas nas imagens do Jesus crucificado. São peças confeccionadas a partir de diferentes materiais, designs e tamanhos. Pelas mãos habilidosas do artista, a madeira e o ferro se fizeram arte. O mármore foi esculpido até ganhar contornos. O aço inox se moldou à forma. E a resina concedeu a beleza plástica à arte.
Todos esses materiais foram usados por Demétrius Coelho para moldar a figura de Cristo; para concretizar ideias a partir de silogismos tradicionais influenciados pelos matizes modernos. As peças compõem o silêncio sagrado de seu laboratório-atelier, situado em Petrópolis. Por lá o artista-escultor transmite seu pensamento e eterniza a sua arte, seja ela profana, sagrada ou meramente conceitual.





Um comentário:

  1. Eu gostei muito da terceira imagem . Desejaria saber se existem outros crucifixos neste estilo e quais as medidas. Existe algum telefone para contato?

    ResponderExcluir