sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vitória do futebol

Faz muito sentido: no Dia do twittaço do Fora Ricardo Teixeira, o melhor jogo do futebol brasileiro em anos: Flamengo 5 x 4 Santos. Um show de gols, lances, Ronaldinho Gaúcho e Neymar. Noventa minutos a 1000 dias de 2014 para mostrar que, dentro de campo, temos todo o jeito e modo que perdemos nas tribunas ditas de honra.
O Flamengo merecia seis pontos pela vitória sensacional e o Santos mais três por ter perdido e ainda jogado tanto futebol. Não importa ter levado a virada antológica depois de abrir três gols. O que vale é que as duas equipes honraram a sagrada Vila Belmiro com um jogo espetacular. Não importa que a formação mais ofensiva e desentrosada do Santos facilitou a virada, que uma atuação ruim da zaga rubro-negra facilitou a vida paulista tanto quanto Elano deu mote e mole para as críticas.
O que se viu de bola das duas equipes e, principalmente, de Neymar (em sua melhor exibição na carreira) e Ronaldinho (na melhor partida desde o Barcelona) é para guardar nos olhos. E aguardar dias e jogos melhores.
Obrigado, Flamengo e Santos, por tudo que ainda vibro. Lembrando um não menos espetacular São Paulo 3 x 4 Flamengo, no BR-82. Um jogo quase tão fenomenal como esse.
 Deveria falar um pouco mais de algumas questões táticas.
Mas não vou ser mais chato do que sou. Melhor falar do grande passe de Elano para o primeiro belo gol de Borges; a grande enfiada de Ganso para Neymar se virar com categoria para servir Borges; a arrancada sensacional de Neymar para tabelar com Borges, inventar algo do tipo de um elástico-da-vaca em Angelim, e marcar um gol do tamanho do Santos e do talento dele; melhor falar do Flamengo que levou três gols em 25 minutos na casa do campeão sul-americano, fez um, marcou outro, empatou; ainda melhor falar de outro golaço de Neymar, e de jogadas sensacionais da Joia santista; ainda melhor falar da jogada espetacular de Ronaldinho até ser derrubado, e bater uma falta rasteira, genial. Ainda mais impressionante citar a força rubro-negra, que evitou a primeira derrota e goleada com uma virada histórica.
Enfim, melhor falar do que não tem como dizer. Um show de futebol. Um clássico que vencedores e vencidos mereciam todos os pontos do Brasil.
Ah, sim. Em 2009, o Flamengo arrancou para o hexa vencendo o Santos. A história pode se repetir?
E vou doar o meu salário de hoje aos meus patrões. Não mereço ser pago por acompanhar um jogo tão prazeroso.

Por Mauro Beting, colunista do Yahoo! Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário