Parece
pura indolência: uma mulher de cabelo comprido ao final do dia,
coberta pelo pôr do sol, de pernas cruzadas perto do rio, tramando
por prazer. Ela não está fazendo cestos ou redes, nem mesmo coroas
ou guirlandas para as crianças que correm descalças por ali.
O
que ela faz é estudar. O que ela faz é jogar, em seis dimensões,
um jogo de xadrez no qual cada peça é um jogo de Go, tabuleiros
inteiros de pedras pretas e brancas dançando um em volta do outro,
avançando, cavalos tomando torres, ensaiando ataques, construindo
cuidadosamente um xeque-mate. Ela passa capim sobre capim sobre capim
e estuda, não só as geometrias do verde, mas o cálculo do perfume
e do calor, a termodinâmica do solo, a velocidade do canto dos
pássaros.
Enquanto
está distraída — trançando capim sob o canto dos quíscalos, o
cheiro de folhas mofadas sob o sol em azimute —, uma andorinha dá
um rasante em sua visão periférica, interrompe sua trama sonhadora
com sua dissonância. A andorinha é um risco azul no canto de seus
olhos, a atordoa com sua presença inexplicável. Existem muitas
andorinhas, mas essa é diferente: ela se aproxima de um ninho vazio
no outono, um ninho que Blue estava quase colhendo para mostrar ao
sobrinho e ensiná-lo o quanto se pode aprender a tecer com os
pássaros.
Ela
se levanta, e o capim cai de sua mão como sementes. Persegue a
andorinha, observa enquanto ela deposita uma libélula no ninho e voa
para longe.
Ela
escala, pega o inseto dos galhos enlameados, pula de volta para o
chão. No corpo-agulha da libélula, quadriculado em preto e azul,
ela lê uma carta.
Olha
da libélula morta para a bagunça que ela causou em seus
pensamentos, punhados de verde e ouro amontoados inutilmente, e não
sente nada além de uma felicidade confusa e cortante enquanto abre a
boca para devorá-la, com asas e tudo.
Anos
depois, uma rastreadora faz sombra na grama onde Blue se sentou. Ela
junta um punhado, depois se dissolve no ar e some.
Amal El-Mohtar, in Max Gladstone, in É assim que se perde a guerra do tempo
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