sábado, 6 de março de 2021

A vigília da baleia

          As quatro baleias caçadas naquela tarde morreram em pontos distantes; uma, bem longe, a barlavento; uma outra, menos distante, a sotavento; uma outra, à proa; uma outra, à popa. As três últimas foram amarradas ao costado antes do cair da noite; no entanto, a que estava a barlavento não pôde ser alcançada antes da manhã; e o bote que a matou ficou ao seu lado toda a noite; e aquele era o bote de Ahab.
O mastro de reconhecimento foi diretamente fincado no espiráculo da baleia morta; e a lamparina, pendurada no topo, projetava uma luz agitada e trêmula sobre o negro dorso rutilante e, ao longe, sobre as ondas noturnas, que esvaeciam suaves no enorme flanco da baleia, como se brandamente quebrassem na praia.
Ahab e toda a tripulação do bote pareciam dormir, salvo o Parse; que, agachado à proa, observava os tubarões que espectralmente rondavam a baleia, esbarrando nas leves tábuas de cedro com suas caudas. Um ruído, como os gemidos dos grupos de fantasmas condenados de Gomorra sobre o Asfaltita, atravessou o ar vibrando.
Despertado de seu cochilo, Ahab deu com o Parse, face a face, diante de si; e, cercados pela escuridão da noite, eles pareciam os últimos homens de um mundo submerso. “Sonhei de novo”, disse ele.
Com os carros fúnebres? Já não te disse, velho, que nem carro fúnebre, nem caixão podem ser teus?”
E quem, morrendo no mar, pode ser levado num carro fúnebre?”
Mas eu disse, velho, que, antes de poder morrer nesta viagem, dois carros fúnebres haveriam de ser vistos por ti sobre o mar; o primeiro, jamais concebido por mãos mortais; e a madeira visível do outro deve ter vindo da América.”
Sim, sim! Uma cena estranha essa, Parse: – um carro fúnebre e suas plumas flutuando sobre o oceano com as ondas conduzindo o féretro. Ha! Tal espetáculo não veremos tão cedo!”
Acreditando ou não, não podes morrer enquanto não o vires, velho.”
E o que dizia a teu respeito?”
Embora eu deva chegar ao fim, irei antes de ti, teu piloto.”
E quando tiveres ido antes de mim – se isso realmente acontecer –, então antes de eu te seguir, tu ainda aparecerás para mim, para pilotar-me, não é? Pois bem, se eu acreditasse em tudo que dizes, ó, meu piloto! Tenho aqui duas garantias de que ainda hei-de matar Moby Dick e sobreviver-lhe.”
Eis outra garantia, velho”, disse o Parse, enquanto seus olhos brilhavam como vaga-lumes na escuridão – “Apenas cânhamo pode te matar.”
A forca, queres dizer – Então sou imortal na terra e no mar”, gritou Ahab, com um riso de escárnio; – “imortal na terra e no mar!”
Os dois ficaram em silêncio de novo, como um só homem. Era chegada a aurora cinzenta; e a tripulação sonolenta levantou-se do fundo do bote e, antes do meio-dia, a baleia morta foi levada ao navio.

Herman Melville, in Moby Dick

Nenhum comentário:

Postar um comentário