O
escritor inglês Aldous Huxley tinha uma teoria curiosa, a de que a
maturidade de certos artistas não depende da sua idade cronológica,
mas de uma espécie de precocidade misteriosamente programada para
coincidir com uma vida curta. Ninguém pode dizer o que Mozart faria
se tivesse vivido mais do que os trinta e poucos anos que viveu, mas
ele dificilmente ficaria mais “maduro” do que já era. Os últimos
quartetos de corda de Beethoven, considerados a sua obra mais
perfeita, foram compostos pouco antes da sua morte aos 57 anos. Já
Verdi morreu com mais de 80 anos, não muito depois de escrever o que
dizem ser a sua ópera definitiva, Falstaff, e Goya teve que
esperar a velhice e toda a sua amargura para produzir suas melhores
gravuras e as fantásticas “pinturas negras” que nunca mostrou ao
público, mas são o seu grande legado à história da arte e da
consciência humana.
A
teoria de Huxley, improvável mas literariamente atraente, pressupõe
um certo poder profético do artista. Shakespeare escreveu A
tempestade com 47 anos, sem saber que seria sua última peça
(ele morreu com 52), mas ela tem o tom adequado de um testamento e de
uma despedida, com o mago Próspero, senhor de todos os dramas e
tramas vistos sobre o palco, declarando seu sortilégio acabado e
anunciando sua aposentadoria em Milão, onde cada terceiro pensamento
será sobre a sua sepultura. O final da peça é tão adequado que se
suspeita que tenha sido acrescentado depois da morte do autor, mas
pode-se imaginar Shakespeare, de volta a Stratford-on-Avon e acossado
por maus pressentimentos, dando o mote para todos os artistas ainda
por vir: quando pensamentos sobre a sepultura começam a se tornar
muito frequentes, apresse-se e providencie seu legado definitivo.
Está chegando a hora, não importa a sua idade.
O
poeta W. H. Auden, comentando a especulação de Huxley, levou-a
ainda mais longe. Disse que os artistas morrem quando querem, ou
quando devem, e que não existem obras de arte incompletas. Un po
troppo, como se vê.
Luís
Fernando Veríssimo, in Banquete com os deuses
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