Vencedor
do prêmio Towry Best of East England 2013, Iva Troj incorpora perfeitamente sua vasta experiência de técnicas tradicionais de pintura com elementos pós-modernos para criar trabalhos atraentes no estilo renascentista que desafiam a noção de conformidade social.
O conhecimento das técnicas de arte tradicional foi inspirado pela necessidade de se encaixar na estética da Guerra Fria do realismo social. Paralelamente, no entanto, havia uma percepção aguda da realidade existente sob estruturas externas:
"Disseram-me que tenho talentos artísticos desde pequena. O problema era que eu passava a maior parte do tempo me preocupando com o significado disso tudo. Eu cresci em um bairro difícil, nos arredores de Plovdiv. Às vezes parecia que todo o lugar estava cheio de homens violentos. Minha família era muito rigorosa, amorosa e protetora comigo, então eu consegui manter minha cabeça acima da água. Eu precisei. Eu tinha talentos e com talentos veio propósito, me disseram. Art, no entanto, confundiu a minha vida. Procurei respostas e inspiração em livros e revistas, mas todas estavam cheias de mulheres nuas submissas, sempre olhando no espelho penteando os cabelos, se arrumando para dormir, sendo perseguidas, seduzidas de joelhos ou expostas em todos os lugares possíveis. Todos pareciam bonecos em uma peça estranha que um homem em algum lugar estava dirigindo. Eu queria apenas entrar lá e mudar todos eles. ”
Troj há muito se inspira na arte e na cultura japonesas - tradicionais e contemporâneas - evidentes nos estranhos personagens e ícones que povoam suas paisagens ao lado de figuras renascentistas nuas. Seria fácil assimilar o trabalho de Troj com algum tipo de alegoria. No entanto, o artista é aberto ao expressar o perigo de utilizá-lo como uma ferramenta que muitas vezes é específica da cultura. Em vez de quebrar os motivos clássicos, Iva Troj introduz histórias paralelas em uma mudança pós-moderna, vinculando o inevitavelmente contemporâneo às histórias revividas.
Apreciem algumas obras dessa talentosa artista:
Postado em inglês aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário