domingo, 15 de setembro de 2019

Assuma sua responsabilidade para com o mundo


Os símbolos de hoje possibilitam a realidade do amanhã. Observe as suásticas e os outros sinais do ódio. Não desvie o olhar, nem se acostume com eles. Remova-os você mesmo e dê o exemplo para que outros também o façam.”
Timothy Snyder, in Sobre a tirania: vinte lições do século XX para o presente
Na política do cotidiano, nossos atos, palavras e gestos, ou até a nossa omissão fazem muita diferença. O autor traz exemplos do século passado para mostrar como isso acontece.
Na URSS de Stálin, fazendeiros prósperos eram representados em cartazes de propaganda como porcos, o que é claramente uma espécie de desumanização. Isso fez com que os camponeses mais pobres se voltassem contra os mais ricos, representados como porcos vis. Só que depois, o poder soviético abocanhou a todos, tomando suas terras e fazendas. Depois da coletivização das posses, imensa parte do campesinato veio a passar fome. No fim das contas, todos sofreram, ninguém foi poupado.
No embalo da vitória, nazistas tentaram criar um boicote às lojas dos judeus. Lojas passaram a ser sinalizadas com as palavras ‘Judia’ ou ‘Ariana’. Uma loja marcada como ‘Judia’ era vista como algo que não tinha futuro, e tornou-se alvo fácil de roubos. O desejo que os judeus desaparecessem foi crescendo.
Em 1933, na Alemanha nazista, as pessoas usavam broches pelo “Sim”, nas eleições e no referendo que afirmou o Estado de um só partido. Na Áustria, pessoas que antes não eram nazistas passaram a usar broches com suásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário