Desde o pecado
original fomos essencialmente iguais para conhecer o bem e o mal; no
entanto, é exatamente neste ponto que buscamos nossas vantagens
particulares. Mas é só além desse conhecimento que começam as
verdadeiras diferenças.
A aparência
recíproca é provocada pelo seguinte: ninguém consegue contentar-se
apenas com o conhecimento, mas tem de lutar para agir de acordo com
ele. Contudo, não lhe foi atribuída a força para fazer isso; em
consequência, ele tem de se destruir, mesmo correndo o risco de não
adquirir com isso o poder necessário, mas não lhe resta nada senão
essa última tentativa. (É este também o sentido da ameaça de
morte associada à proibição de comer da árvore do conhecimento;
talvez também o sentido original da morte natural.) Ora, ele tem uma
tentativa; prefere revogar o conhecimento do bem e do mal; (a
expressão “pecado original” tem origem nesse medo) mas o que
aconteceu não pode ser suprimido, apenas turvado. É com esse
objetivo que as motivações vêm à tona; com efeito, todo o mundo
visível talvez não seja outra coisa senão uma motivação do ser
humano para sua vontade de descansar um momento. Uma tentativa de
falsear o fato do conhecimento, para só então transformá-lo em
objetivo a ser atingido.
Franz Kafka,
in Aforismos reunidos
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