domingo, 24 de setembro de 2017

O bebedor total


O senhor tem lista dos uísques importados?
Aqui está. Tenho certeza de que encontrará a sua marca preferida.
Explicou que não era de preferir marca. Preferia todas. Seu prazer consistia em ir do Ancestor ao White Horse, não desprezando nenhum dos que começam pelas demais letras do alfabeto.
O gerente ficou assombrado. Que bebedor enciclopédico!
Noto uma coisa. A lista me parece bastante lacunosa. O senhor não tem uísques das letras E, I, K, M, N, Q, T, U, X, Y e Z. É pena.
Perdão, mas será que não bastam as cinquenta e tantas marcas que ponho à disposição?
Não, infelizmente. Queria o abecedário completo.
E… iria comprar todo ele?
Comprar? Absolutamente não. Não pretendo comprar sequer uma garrafa. Com esses preços, nem mesmo as miniaturas, sabe? Eu sou bebedor de lista. A lista me invoca, me embriaga, me transporta ao sonho. Mas só uma lista bem completa. Obrigado, passe bem.
Carlos Drummond de Andrade, in Contos plausíveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário