A
melhor maneira de fugir é ficar parado. Lição que o burriqueiro
Zero Madzero aprendera com a imbabala, a gazela dos matos densos. É
a fuga da presa que engrandece o caçador. O ficar imóvel é o mais
astuto modo de enfrentar o predador: deixar de ter dimensão,
converter-se em areia no deserto. Desaparecer para fazer o outro se
extinguir.
A
melhor maneira de mentir é ficar calado. Lição que o burriqueiro
não aprendera com ninguém. O silêncio não é ausência da fala, é
o dizer-se tudo sem nenhuma palavra. Por isso, Madzero só falou
quando a esposa deixou de lhe pedir para contar a história do astro.
Enquanto Mwadia lhe enxugava o corpo, o burriqueiro relatou as
extraordinárias sucedências que a ele pareciam singelas, mas que
iriam mudar o destino do seu lugar e da sua gente.
As
lágrimas de Mwadia, ao escutar o relato de seu marido, não
resultavam do que ele ia dizendo. Comovia-a, sim, o simples fato de
Zero Madzero falar. Desde há anos que a sua voz se tornara tão
episódica como se ele estivesse existindo por conta de um outro que
já vivera. O homem calava cobras e lagartos. No silêncio, Zero se
embalava, feito um pêndulo, pontual para lá e para cá.
— Estou
a esquecer-me.
E
oscilava como água na onda. A kapunda, essa túnica de algodão
branco, sobrava-lhe nos ombros. A mulher suportava mal esse lento
silenciar e, mais e mais vezes, o espicaçava para as falas:
—
Então, marido, já não fala?
— Estou
à procura das palavras...
Demorava-se,
olhos rebuliçosos, à cata dos termos. No esforço, ele contava
pelos dedos, como se palavra e algarismo se misturassem, informes,
nos obscuros lamaçais de seu pensar. A esposa foi confirmando: o
marido estava sendo atingido por uma estranha cegueira. Ele era
invisual para palavras. Preocupada, ainda pensou: farei com que se
alimente melhor. Quem come pouco, fala pouco. O prato encheu-se, não
se encheram as falas. Zero se aproximava do próprio nome: ele se
anulava, em ocaso de si mesmo.
Rosto
velado, Mwadia torceu o pano com que lavava o marido e se deixou
possuir pelo doce sabor do pranto. Só então ela prestou atenção
ao que o marido contava, o surpreendente relato de ocorrências que
iriam mudar o seu destino.
Mia
Couto, in O outro pé da sereia
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