domingo, 11 de dezembro de 2016

Conclusões específicas da arte literária

SEXTA-FEIRA 20 – As coisas estão indo bem outra vez em minha alma. De volta à humildade e decência da vida de escritor. Um amigo de Galloway me visitou à tarde; mas escrevi outra vez à noite. A mim ocorre que uma das maiores e mais corajosas ideias que um escritor pode ter é que ele escreve sobre alguém apenas “para mostrar o personagem maluco que ele é”. Essa ideia deve ser compreendida no sentido americano. Meu amigo de Galloway quer conclusões específicas da arte literária, eu concordo com ele, e acho que nada é mais específico sobre uma pessoa do que o tom e a substância de sua personalidade, sua existência, sua fúria, seu sentimento e sua aparência. Para mostrar o personagem maluco que é Francis, escrevi um esboço de outra pessoa de um jeito que você pode gostar ou não dessa outra pessoa, mas vê que Francis não gosta mesmo dela. E qual é o propósito desses truques e artifícios? – qual é o sentido de Francis não gostar de outra pessoa? – especificamente, esse é o tipo de personagem que ele é, é o que ele faz. Isso levaria tempo demais para explicar – pelo menos, essa é minha disposição hoje, uma boa disposição, e comecei a escrever à 1h da manhã e trabalhei na versão final das 8.000 palavras desta semana.
Jack Kerouac, in Diários de Jack Kerouac

Nenhum comentário:

Postar um comentário