terça-feira, 9 de agosto de 2016

O que fui, o que sou

Entre esses que fui e este que sou, a diferença, no fundo, é que vivi experiências, conhecimento, talvez sabedoria, me apaixonei, me desapaixonei, tudo o que acontece com cada um de nós; mas o que é certo é que não houve uma ruptura entre aqui acabou o menino e começou o adolescente e aqui o adulto. É claro que fui mudando como todos mudamos, mas é uma linha constante, não há interrupções. Eu sou aquele e aquele sou eu.
Sou alguém que trabalhou, que nunca teve ambições — embora isso possa soar falso. Nunca tive ambições, nunca disse que vou fazer isto para chegar àquilo, e quando o obtiver vou dar mais um passo para chegar a um final. Não, eu vivi meus dias com o que tinha de fazer. Creio que tive sorte, porque as pessoas me descobriram, quando eu já havia feito algo que valia a pena, mas poderia ter ocorrido que eu houvesse feito isso e que as pessoas não houvessem visto.
José Saramago, in As palavras de Saramago

Nenhum comentário:

Postar um comentário