segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Uma história sutil

Beleza, a sua cozinha.
Obrigado, eu...
É você quem cozinha sempre ou...
Não, não. Tem uma senhora que vem arrumar o apartamento sempre e deixa um prato feito na geladeira. Sou cozinheiro de fim de semana. Marinheiro de... Como é mesmo que se diz?
O quê?
Doce.
Eu?
Água doce. Marinheiro de água doce. Você quer esperar na sala, enquanto eu...
Fico aqui com você. A menos que...
Não, pode ficar. Quem sabe a gente já abre o vinho e fica bebericando, enquanto eu...
Adoro bebericar. Uma beleza, o seu abridor.
Obrigado. Este vinho precisa respirar um pouco antes de ser servido. Pode parecer bobagem mas...
Não, não. Respirar é das coisas mais importantes que existem.
Ele precisa estar na temperatura ambiente.
Adoro a temperatura ambiente.
Você está disposta a experimentar o meu bobó?
O seu...
Bobó de camarão. Minha especialidade.
Ah, claro. Não foi para isso que você me convidou? Adoro bobó.
Você já comeu alguma vez?
Nunca. Mas adoro.
Olha o vinho.
Mmmmm.
Hein?
Eu disse “Mmmmm”... Epa!
Desculpe. Estou um pouco nervoso. Sabe como é, a responsabilidade. Você pode não gostar do meu...
Bobo.
Bobó.
Bobo é você. Vou adorar o seu bobó.
Será que o vinho vai manchar o seu vestido?
Não. Em todo o caso...
Quem sabe um pano com água quente? É só esquentar a água e...
Adoro tudo o que é quente. Uma beleza a sua chaleira.
Enquanto isto, vou preparando os ingredientes. Deixa ver. Pimentinha...
Sim?
Não, eu disse “pimentinha”.
Não me diz que leva pimenta!
Leva. Você não gosta?
Adoro!
É da braba.
Ui! Você, hein? Com esse jeito tímido... Só de ouvir falar em pimenta, fiquei toda arrepiada. Passa a mão aqui...
É mesmo. Que estranho. Só de ouvir falar em pimenta...
Mal posso esperar o seu bobó.
Calma, calma.
Demora muito?
Se você me der uma mão... Na geladeira, na parte de baixo, estão os camarões... Você vai ter que se abaixar um pouco e...
Beleza a sua geladeira. Foi você que assobiou?
Não, foi a minha chaleira. Mas...
Sim?
Eu concordo com ela.
Mmmmm…
Luís Fernando Veríssimo, in A mesa voadora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário