sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Os maiores gênios da história da tecnologia

Neste momento, ao ler esta matéria, é bem possível que o leitor esteja utilizando ao menos um dos inventos concebidos por um dos homens a seguir. A maioria deles foi responsável por criar produtos e tecnologias usadas até hoje no mundo todo como o iPod, o iPhone, o iPad, a World Wide Web, por exemplo. Alguns deles são aclamados como verdadeiros gênios como é o caso do fundador da Apple, Steve Jobs. Outros, como o padre brasileiro Landell de Moura não tiveram a mesma sorte e nem sempre foram reconhecidos em vida como verdadeiros pioneiros da ciência.
Enfim, conheça a seguir um pouco sobre a vida e a carreira de alguns dos maiores nomes da ciência e tecnologia.


Alan Turing - O britânico Alan Turing é conhecido como o "pai da computação" ou "pai da informática". Sua contribuição para a ciência é ampla e vai desde a inteligência artificial até a criptografia, passando pela matemática e química. No entanto, Turing foi perseguido por ser homossexual (o que era crime no Reino Unido nos anos 50). Para não ser preso foi obrigado a passar por um processo de castração química. Acabou morrendo acidentalmente pela ingestão de cianeto pouco antes de completar 42 anos. Apenas em 2009 o governo britânico pediu desculpas pelo tratamento injusto dado a um de seus maiores gênios.


Tim Berners-Lee - Pode ser considerado o "pai da internet". Em 1989 propôs a criação da World Wide Web. Já no ano seguinte foi responsável por realizar a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente e o servidor através da rede mundial de computadores. Berners-Lee contou com a ajuda do cientista belga Robert Cailliau, do CERN. Hoje é um dos responsáveis por estabelecer os padrões usados na rede mundial de computadores.


William Henry Gates III ou, simplesmente, Bill Gates fundou a Microsoft em 1975 ao lado de Paul Allen e ajudou a desenvolver o Windows, um dos sistemas operacionais mais usados no mundo todo. Um dos pioneiros da história da computação pessoal, o empresário já foi considerado o homem mais rico do mundo por 4 vezes. Deixou o comando da Microsoft em 2008 e hoje se dedica à filantropia, mas há rumores de que possa voltar ao comando da empresa.
Matéria completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário