quinta-feira, 25 de julho de 2024

Rápido

Acho que era o Marcel Marceau que tinha uma pantomima em que ele representava a vida de um homem, do berço ao túmulo, em menos de um minuto. Shakespeare, claro, tem seu famoso solilóquio sobre as idades do homem que também e uma maravilha de sintetização poética. Nossas vidas, afinal, comparadas com a idade do Universo, se desenrolam em poucos segundos. Cabem numa página de diálogo.
Quer dançar?
Obrigada.
Você vem aqui sempre?
Venho.
Vamos namorar firme?
Bom... Você tem que falar com o papai...
Já falei com seu pai. Agora é só marcar a data.
26 de julho?
Certo.
Não esqueça as alianças...
Você me ama?
Amo.
Mesmo?
Sim.
Sim.
Parece mentira. Estamos casados. Tudo está acontecendo tão rápido...
Sabe o que foi que disse o noivo nervoso na noite de núpcias?
O quê?
Enfim, S.O.S.
Você estava nervoso?
Não. Foi bom?
Mmmm. Sabe de uma coisa?
O quê?
Eu estou grávida.
É um menino!
A sua cara...
Aonde é que você vai?
Ele está chorando.
Deixa... Vem cá.
Meu bem...
Hmm?
Estou grávida de novo.
É menina!
O que é que você tem?
Por quê?
Parece distante, frio...
Problemas no trabalho.
Você tem outra!
Que bobagem.
É mesmo... Você me perdoa?
Vem cá.
Aqui não. Olha as crianças...
O Júnior saiu com o carro. Ia pegar uma garota.
Você já falou com ele sobre...
Já. Ele sabe exatamente o que fazer.
O quê? Você deu instruções?
Na verdade ele já sabia melhor do que eu. Essa geração já nasce sabendo. Só precisei mostrar como se usa o macaco.
O quê?!
Ah, você quer dizer... Pensei que fosse o carro. E a Beti?
Parece que é sério.
Ela e o analista de sistemas?
É. Aliás...
Estão vivendo juntos. Eu sabia!
Ela está indo para o hospital.
Já?!
São gêmeos!
Sabe que você até que é uma avó bacana?
Quem diria...
Vem cá.
Olha as crianças.
Que crianças?
Os gêmeos. A Beti deixou eles dormindo aqui.
Ai.
Que foi?
Uma pontada no peito.
Você tem que se cuidar. Está na idade perigosa.
Já?!
Sabe que a Beti está grávida de novo?
Devem ser gêmeos outra vez. O cara trabalha com o sistema binário.
Esse conjunto do Júnior precisa ensaiar aqui em casa? Que inferno.
E o nome do conjunto? Terror e Êxtase.
Vão acordar os gêmeos.
Ai.
Outra pontada?
Deixa pra lá. Olha, essa música até que eu gosto. Não é rock-balada?
Não. Eles estão afinando os instrumentos.
Quer dançar?
Não! Você sabe o que aconteceu da última vez.

Luís Fernando Veríssimo, em Comédias Para se Ler na Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário