sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

País tropical | Jorge Ben Jor, 1969


Depois de uma estreia retumbante, em 1963, com “Mas que nada”, “Chove chuva” e “Por causa de você, menina”, a música de Jorge Ben Jor, na época ainda Jorge Ben, vinha perdendo espaço. Num Brasil cada vez mais politizado e polarizado, a espetacular batida de seu samba-rock e o uso da guitarra elétrica passaram a ser vistos pela turma mais sectária da MPB como sinais inimigos, símbolos do imperialismo ianque e do abominável rock and roll.
País tropical” foi primeiro gravada em 1969 pelos tropicalistas Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, que adoravam o estilo de Jorge e tinham sua música como referência do movimento, marcando o início da sua volta ao sucesso, incorporando influências do Tropicalismo à sua maneira de compor. Logo em seguida, teve uma espetacular gravação de Sérgio Mendes nos Estados Unidos. Mas foi com Wilson Simonal que “País tropical” se tornou um dos maiores hits da história da música brasileira.
Em 1970, o carioca Wilson Simonal rivalizava com Roberto Carlos como o cantor mais popular do Brasil, como criador de um estilo alegre e dançante que chamava de “pilantragem”. Emplacando um sucesso atrás do outro, Simonal ouviu a música de seu velho amigo Jorge sobre as maravilhas de viver num país abençoado por Deus e bonito por natureza, de ser Flamengo e ter uma nega chamada Teresa, e adorou seu balanço irresistível. Encantou-se também com sua linguagem malandra e ufanista, que poderia se confundir com a radicalização nacionalista da ditadura na campanha “Brasil, Ame-o ou deixe-o”, mas se tornou o maior sucesso de sua carreira e uma das músicas mais queridas de nossa história.
Simonal também popularizou uma versão alternativa da letra, criada por Jorge, em que as palavras eram cantadas sem a última sílaba, e se tornou mais popular que a versão original: “Mó num pá tropi” se tornou ícone sonoro de um tempo.
Com uma levada rítmica empolgante e uma melodia intuitiva e fluente, a declaração de amor ao Brasil de Jorge, por sua qualidade e sinceridade, superou qualquer eventual conexão com o ufanismo autoritário e sobreviveu no tempo como um hino de alegria e brasilidade.

Nelson Motta, in 101 canções que tocaram o Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário