sexta-feira, 22 de julho de 2022

Novas Lendas Brasileiras

Nham-Borocochô, o Papagaio Velho, todo dia voava ao planalto das grandes cuias pra buscar alimento. Os macacos, com enorme alarido, seguiam Nham-Borocochô. A grande cuia virada pra cima continha mel. A grande cuia invertida era tabu. Nenhum bicho podia olhar o que a cuia invertida tapava. Num dia de festa uns macacos safados disseram:
Nham-Borocochô pega mel numa cuia só porque tem um bico só, mas nós temos quatro patas.
E assim os macacos meteram os pés pelas mãos e misturaram o mel da primeira cuia ao esterco, matéria que a segunda escondia. Pê-da-vida, Nham-Borocochô, o Papagaio Velho, lançou terrível maldição sobre os macacos trapalhões.
Até hoje, lá no Planalto, a macacada é paga pra não aparecer. Mesmo assim, às vezes surgem, ninguém sabe de onde, votam com várias patas ao mesmo tempo, e o ar fica impregnado de forte cheiro de esterco.

***

Uirapitiático era um índio muito agitado. Cuidava do Grande Almoxarifado onde ficavam amiazenadas a mandioca e a came-seca. Muito meticuloso colocava as mandiocas à sombra e as mantas de came-seca ao sol. Num dia de muita chuva, tava tranqüilamente queimando um fumo, ao som deTatu-bola e seus Tamanduás-que-dão-bandeira, quando uma divindade com celulite adentrou o recinto. Uirapiáüco tentou puxar um papo.
Chuva pau, né?
Qualé, Juruna? Essa é manjada. Como castigo por ter começado cantada com piada velha, você vai ter que colocar nas costas a mandioca que esteja mais pesada e carregar a dita-cuja até o outro lado, onde merecerá um lugar ao sol, por cima da came-seca.
E assim nasceu a prima da Dona Carmen.
Jakebutá, que no dialeto siririca significa Grande Guerreiro, não tirava a mão do tacape.
Tupã me deu tacape grande mas eu não tenho onde butá.
Quero, mas não há!
Penalizado com o mitológico atraso do Grande Guerreiro, Tupã misturou um perdigoto de Cláudio Humberto com suor de Gretchcn e deu origem à cabocla Ripanaxulipa Bumbum, conhecida como a Dançarina Louca do Impeachment.
Quando Jakebutá viu Ripanaxulipa dançando pela primeira vez, levou a mão ao enorme tacape e foi acometido de AITS (Síndrome de Autoinflação do Tacape). Tupã ordenou que Ripanaxulipa encostasse o Bumbum no tacape de Jakebutá.
Dias depois, um pouco mais magro, Jakebutá comentava a nova prática com Chiquinho Botelho, no Calígula:
Pô, cara. É muito melhor do que as figuras de barro que o pajé deixava a gente ver na Taba Superior de Guerra.

* * *

Ninirataca matou e ficou de bico calado. Vanaçu descobriu o crime e falou pro assassino:
Como a impunidade nesta terra faz mais estrago do que praga de gafanhoto, passarás a humilhação de sujar os dedos de tinta.
Ninirataca ficou ainda mais feroz do que era e danou a perseguir Vanaçu e seus amigos, e seus familiares, e todos os moradores do lugar. Quando o Uirapuru Metaleiro pergunta a razão de sua fúria, Niniritaca esbraveja:
Posso sujar as mãos de sangue. De tinta, tenho vergonha.
Niniritaca come ordens-do-dia, mas não consegue fazer sentido.

* * *

Naquele tempo, Pirarucu, Sururucu e Carapicu resolveram dar um pulinho no Ministério da Cultura mode fazer reclamações. Por sorte, foram recebidos por Baiacu, que, inchado de orgulho pelo cargo que ocupava, não quis saber de papo furado:
Vamo falar direto com o homi. Boa gente, pode crer!
Enquanto beliscavam umas broinhas, Sururucu tomou a palavra:
Pois é, Seu Ministro. Toda hora a canalhada diz que seu ilustre nome é refresco em nosso terminal. É uma situação insustentável, que desmerece nossa fauna e achincalha seu sobrenome. Nosso amigo Baiacu também é alvo de gracejos semelhantes. Apelamos pra sua enorme sensibilidade em assuntos de cultura popular. Baixe uma Portaria qualquer que acâbe com esse... hum... rabo-de-foguete pra todos nós.
E foi assim, graças à interferência do ex-Ministro da Cultura, que os queixosos passaram a se chamar Piraruânus, Surucuânus e Carapiânus. Baiacu rebentou de raiva, um pouquinho antes da reforma procto-ortográfica.

Aldir Blanc, in Brasil passado a sujo

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