quarta-feira, 12 de maio de 2021

O pleito

Como era época de eleição, a professora decidiu fazer um pleito simulado na aula.
Não, André, pleito não é o que o peru tem na frente. Atenção, aula. Para uma eleição é preciso...?
Saco.
Pare, André. É preciso candidatos. Quem quer ser candidato? Muito bem. Você... você não, André... e você. Cada candidato diz o que pensa e o que pretende fazer se for eleito. Quem conseguir convencer o maior número de pessoas a votar nele ganha. Vamos começar por você, Carlos Eduardo. Se você fosse eleito, qual a primeira coisa que faria?
Acabava com o colégio.
Não assopre, André. Fale, Carlos Eduardo.
Dava dinheiro pros pobres.
Muito bem, Carlos Eduardo. Só que a coisa não é tão fácil assim. Não se pode simplesmente imprimir dinheiro e... eu sei que o candidato é ele e não eu, André. Só estou tentando ajudar. Que mais você faria, Carlos Eduardo?
Ahn... construía mais hospitais, mais escolas e uma sorveteria lá perto de casa.
Carlos Eduardo, um candidato não pode pensar nos seus interesses. Tem de pensar nos interesses de todos. Mas está muito bom o seu programa de governo. Melhor distribuição de renda, mais atenção à saúde e à educação. Ótimo. E você, Rita?
Meus amigos...
Não precisa subir na mesa. Fale do chão mesmo.
Meus amigos! Se eleita, resolverei todos os problemas do Brasil!
Como, Rita?
Confiem em mim.
Não pode ser assim, Rita. Você tem de ser mais específica.
Eu ainda não tenho um plano, mas na hora me dá um estalo. Eu sei que dá.
Muito bem. A Rita é o tipo do candidato que não tem um programa e em quem você confia ou não confia. Vocês é que vão decidir. E você, Otávio? Faça o seu discurso.
Brasileiras e brasileiros!
O Otávio, André. Você fique quieto.
Bom, eu... eu representarei vocês no governo. O que vocês quiserem, eu farei.
O Otávio é outro estilo de candidato. Então, vamos ver. O Carlos Eduardo tem um programa de governo, a Rita diz que ela, na hora, resolve tudo, e o Otávio diz que fará o que pedirem. Vamos votar. Cada um escreve neste papelzinho o nome do candidato, depois coloca nesta caixa. André, distribua os papeizinhos, por favor. Se isto fosse uma eleição de verdade estas seriam cédulas, e isto, uma urna. Cada um vota de acordo com as convicções. Muito bem, todos prontos? André, você ficou com o seu? Então, vamos lá. Escrevam o nome do seu preferido.
Como é que se escreve “McDonald's”?
Isto é sério, André. Vamos ver quem ganha.
Primeiro o Otávio, segundo a Rita, terceiro o Carlos Eduardo.
Como é que você sabe, André?
Fiz uma pesquisa enquanto distribuía os papeizinhos.
Podem parar de votar.
Por que, professora?
Não tem mais graça.
Todos concordaram que as pesquisas estragam tudo e ninguém falou com o André pelo resto do dia. Apesar de ele acusar todo mundo de ser contra a ciência.

Luís Fernando Veríssimo, in O santinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário