domingo, 18 de abril de 2021

O convés

[O caixão sobre duas selhas de corda, entre a bancada do torno e a escotilha aberta; o Carpinteiro calafeta as fendas; um fio de estopa torcida lentamente se desenrola de um grande rolo, colocado no peitilho do seu casaco. – Ahab vem devagar do passadiço do camarote e escuta Pip, que o segue.]

Para trás, garoto; voltarei para perto de ti logo mais. Ele se vai! Nem esta mão obedece melhor ao meu humor do que esse menino. – A nave central de uma igreja! O que é isto?”
Uma boia de salvamento, senhor. Ordens do senhor Starbuck. Oh, atenção, senhor! Cuidado com a escotilha!”
Obrigado, marinheiro. Teu caixão está próximo ao túmulo.”
Senhor? A escotilha? Oh! É mesmo, senhor, é mesmo.”
Não és tu o artesão de pernas? Vê, este coto não veio da tua oficina?”
Acredito que sim, senhor; a ponteira aguenta bem, senhor?”
Bastante bem. Mas não és também o agente funerário?”
Sim, senhor; arranjei essa coisa aqui para o caixão de Queequeg, mas agora me mandaram transformá-la noutra coisa.”
Dize-me, então; não és um consumado velho tratante, sabe-tudo, intrometido, monopolizador e pagão, que um dia fazes pernas, no dia seguinte caixões para colocá-las dentro e depois boias de salvamento desses mesmos caixões? És tão sem princípios como os deuses ou tanto quanto um pau-pra-toda-obra.”
Mas não tenho outras intenções, senhor. Faço o que faço.”
Os deuses de novo. Escuta aqui, nunca cantas ao trabalhar num caixão? Os Titãs, dizem, cantarolavam ao cavar as crateras dos vulcões e na peça de teatro; e o coveiro, de pá na mão, canta na peça. Nunca o fazes?”
Cantar, senhor? Se eu canto? Oh, senhor, isso me é indiferente; mas a razão de o coveiro cantar deve ser porque não havia música alguma em sua pá. Mas o meu macete de calafetar tem muita música. Ouça!”
Sim, e isso porque a tampa é uma caixa de ressonância; e o que fazem todas as caixas de ressonância é isso – não há nada embaixo. Contudo, um caixão com um corpo dentro soa parecido, carpinteiro. Nunca ajudaste a conduzir um esquife e ouviste o caixão esbarrar no portão do cemitério ao entrar?”
Pela minha fé, senhor, eu…”
Fé? O que é isso?”
Ora, senhor, fé é apenas um tipo de exclamação – só isso, senhor.”
Hum, hum; continua.”
Eu ia dizer, senhor, que…”
És um bicho-da-seda? Fias a tua própria mortalha com o fio que sai de ti? Olha o teu peito! Despacha-te! E tira essas armadilhas daqui.”
Ele foi à popa. Dessa vez foi repentino; mas as tempestades são repentinas nas latitudes quentes. Ouvi dizer que a Ilha de Albemarle, uma das Galápagos, é cortada bem ao meio pelo Equador. Parece-me que algum tipo de Equador também corta esse velho bem ao meio. Está sempre debaixo da Linha – que calor causticante, vou te contar! Está olhando para cá – Vamos, estopa; depressa. Lá vamos nós. Esse macete de madeira é a cortiça, e eu sou o professor de harmônica de vidro – toc, toc!”
[Ahab consigo mesmo.]
Que espetáculo! Que barulho! O pica-pau de cabeça grisalha batendo na árvore oca! Os cegos e os surdos podem ser invejados agora. Vê! Aquela coisa se apoia em duas selhas de corda, cheias de cabos de reboque. Um piadista malicioso, aquele sujeito. Rattat! Assim se fazem os segundos da existência! Oh! Quão imateriais são todos os materiais! Que há de real, senão os pensamentos imponderáveis? Eis ali, agora, o próprio símbolo temido da morte implacável, que por mero acaso se torna o signo expressivo da ajuda e da esperança para a vida mais exposta ao perigo. Uma boia de salvamento de um caixão! Irá mais além? Pode ser que, em certo sentido espiritual, o caixão seja, afinal, apenas um conservador da imortalidade! Pensarei nisso. Mas não. Tão longe fui no lado escuro da terra que o seu outro lado, aquele iluminado pela teoria, me parece apenas um incerto crepúsculo. Não cessarás nunca, Carpinteiro, de fazer esse barulho desgraçado? Descerei; que eu não veja mais essa coisa aqui quando voltar! E agora, Pip, conversemos sobre isso; eu absorvo de ti maravilhosas filosofias! Algumas correntes desconhecidas de mundos desconhecidos devem correr em ti!”

Herman Melville, in Moby Dick

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