sábado, 1 de agosto de 2020

De Agosto de 1952 a Abril de 1957

Os anos transcorridos entre agosto de 1952 e abril de 1957 não figurarão detalhadamente em minhas memórias porque quase todo esse tempo eu o passei no Chile e não me aconteceram coisas curiosas capazes de divertir meus leitores. No entanto é preciso enumerar alguns fatos importantes desse espaço de tempo. Publiquei o livro Las uvas y el viento, que estava pronto. Trabalhei intensamente nas Odas elementales, nas Nuevas odas elementales e no Tercer libro de las odas. Organizei um congresso continental da cultura, que se realizou em Santiago e para o qual vieram relevantes personalidades de toda a América. Também celebrei em Santiago o cumprimento de meus cinqüenta anos, com a presença de escritores importantes de todo o mundo. Da China vieram Ai Ching e Emi Siao; Ilya Ehrenburg voou desde a União Soviética; Dreda e Kutvalek, da Tchecoslováquia; e, entre os latino-americanos, estiveram Miguel Ángel Asturias, Oliverio Girondo, Norah Lange, Elvio Romero, Maria Rosa Oliver, Raúl Larra e muitos outros. Doei à Universidade do Chile a minha biblioteca e outros bens. Fiz uma viagem à União Soviética como jurado do Prêmio Lênin da Paz, que eu mesmo tinha obtido quando ainda se chamava Prêmio Stalin. Separei-me definitivamente de Delia del Carril. Construí minha casa “La Chascona” e me mudei para viver nela com Matilde Urrutia. Fundei a revista Gaceta de Chile, dirigindo-a durante alguns números. Tomei parte nas campanhas eleitorais e em outras atividades do Partido Comunista do Chile. A editora Losada de Buenos Aires publicou minhas obras completas em papel-bíblia.
Pablo Neruda, in Confesso que vivi

Nenhum comentário:

Postar um comentário