sexta-feira, 20 de março de 2020

Manhã como as outras

Alô! Da residência do escritor Antônio Crispim? Bom dia, mestre. Aqui é da redação do Futuro. Estamos fazendo uma enquete sobre os dez maiores livros brasileiros do trimestre. Gostaríamos de ter sua opinião.
Vou pensar.
Não podia dizer mesmo sem pensar? Os outros já responderam: o acadêmico X, o reitor L, a dona Briolanja… Preciso das respostas para amanhã. Tocar daqui a cinco minutos? O.k., mestre!

*

Alô!
Já quer a resposta, meu filho? Só se passaram três minutos.
Engano, doutor. Fala a repórter do Novidades. Desejaríamos ouvi-lo sobre o crime.
Não cometi crime nenhum!
Eu sei, doutor. Se cometesse, eu iria pessoalmente com o fotógrafo. Me refiro ao crime do Edifício Araxá, as três mulheres mortas em pé no elevador de serviço.
Mas eu não sou criminalista nem detetive nem escritor policial…
Por isso mesmo sua opinião é indispensável. Chega de técnicos. Agora mesmo entrevistamos Garrincha e estamos no encalço do professor Silva Melo. O criminoso foi um só? O engenheiro do 212 estará envolvido? Como explica o fato de o porteiro não ter visto entrarem as três mulheres?
Bem, eu…
Vamos fazer o seguinte. O senhor reflete cinco minutos e eu toco de novo. Até já.

*

Da casa do dr. Crispim? Ele mesmo? Bom dia, aqui é do Diário do País. O senhor leu nossa página política? Não teve tempo? Não faz mal. Queremos saber quantos golpes estão sendo preparados, por que grupos, e de que modo. Que é que o senhor diz a respeito? Qual o golpe que terá mais chance? Sei que o senhor não é político, é claro, se fosse não ia me dar o serviço. E depois, queremos uma análise objetiva, entende? Toco daqui a pouco, para não afobá-lo!


*

É o mestre? Mestre, o Futuro. Escolheu os dez? Ótimo, só que o secretário pensou melhor e acha que o papel é indagar quais os dez livros mais importantes do mundo nos últimos dez anos. Que abalaram o mundo, sabe? Para provar que sou camarada, dou-lhe mais cinco minutos, mestre!

*

Doutor, pode dizer a Vida de Hoje o que acha das calças Saint-Tropez? Vê algum mal no umbigo de fora? Depende do umbigo? Como? Pois não, eu chamo outra vez. Tá.

*

Mestre? Fez a lista? Ainda não? Ótimo. Lembraram aqui na redação que a pergunta já foi feita na semana passada pelo Turfe em Revista, só que eram os dez mais livros do mundo sobre cavalo. Compreende, podia dar em gozação. Por isso, a pergunta agora é: Quais as dez mais histórias de mentiroso da literatura mundial? Piadas? Não, mestre, histórias mesmo, negócio sério. Olhe: tem mais cinco minutos, tá bom?

*

O senhor acredita na influência das irradiações atômicas sobre os acontecimentos de agosto no Brasil?
Na sua opinião, a Síria continuará independente ou voltará ao controle de Nasser?
Como intelectual, o senhor tem alguma solução para o problema de Berlim?
As ligas camponesas resolvem?
Qual a mulher que, se pudesse, o senhor levaria para uma volta ao cosmos?
Já provou carne de baleia?

*

Crispim? O quê? Calma, rapaz, é o Mota. Vim te cobrar a crônica. Não fez? Eu sabia. Você passou a manhã inteira namorando pelo telefone, claro que não podia fazer!
Carlos Drummond de Andrade, in A bolsa & a vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário