domingo, 1 de setembro de 2019

Agora é que são elas - Capítulo 12

1

Se esta casa,
se esta casa fosse minha...

A voz miúda foi diminuindo, diminuindo devagarzinho, à medida que eu chegava mais perto. De repente, não aguentei mais e tive que perguntar:
E se fosse tua, que é que você fazia?
Se fosse minha? Ela disse quase gargalhando. Mas essa casa é toda minha. As pessoas que estão lá dentro são meus brinquedos. Alguns eu inventei. Alguns meu pai comprou.
Olhei para a casa, toda iluminada, e o que ela dizia parecia ser a única frase que fazia sentido em todo o universo.

2

Assim que se aproxima do buraco negro, o gás se torna invisível, penetrando no que é conhecido como o horizonte de acontecimentos. Até mesmo a atração gravitacional dos buracos negros deve ter um limite, e deve haver um ponto em que a luz não possa nem se libertar nem ser absorvida. Neste horizonte de acontecimentos, a luz permaneceria imóvel. Uma vez atravessado o horizonte de acontecimentos, um astronauta não poderia escapar. Na realidade, quanto mais se esforçasse para evitar o destino que o esperava, mais rapidamente este se avizinharia, pois a energia despendida na tentativa produziria um aumento de massa, intensificando a atração gravitacional.
Estrelas de nêutrons, anãs brancas, gigantes vermelhas, notas altas, adeus. Desde que comecei minha história com Norma, nunca mais um dia de sossego.

3

Ainda estava com o cigarro por acender numa mão e, automaticamente, ia pedir fogo, aliás, pedi, só para ouvir:
Fogo? Não posso brincar com isso. Minha mãe diz, quem brinca com fogo mija na cama.
Ela se balançava numa balança enquanto falava. Eu dizia uma coisa, ela embalava a balança até lá em cima, e me respondia na volta, quando passava por mim. Subia, descia, subia.
Comecei a ficar tonto.
Está ficando tonto?, ela perguntou numa passagem.
Um pouco.
Cuidado, ela alertou na passagem seguinte.
E na seguinte:
Pode ser que eu troque você.
E na seguinte:
Por algum outro...
E:
...brinquedo...

4

Uma vez que estes corpos não emitem luz nem ondas-raio, as teorias sobre sua existência baseiam-se apenas nos astros vizinhos, sujeitos à sua influência. Possuindo uma força gravitacional absoluta, atraem para dentro de si toda a matéria que surja em suas proximidades. Há mesmo uma teoria segundo a qual os buracos negros vão acabar por absorver tudo quanto existe no universo.
Chega. Eu desisto.

5

Os ruídos da festa eram um estrondo lá longe, quando sua mãozinha pegou na minha mão e lá vou eu:
Venha cá, vou lhe mostrar onde a festa começou.
Paulo Leminski, in Agora é que são elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário