O
ar da estrada, a companhia, a simples distância em que ia ficando o
Engenho começavam a afrouxar os nervos e músculos de Januário.
— A
mim me repugna a violência — disse Januário. — Levindo quase
briga comigo porque venho aos engenhos como advogado, porque discuto
em juízo, porque tento fazer ver aos senhores de engenho que estão
extintos como classe. Os padres poderiam me ajudar prestigiando a
Sociedade de Plantadores.
— Vou
falar com d. Anselmo — disse Nando.
— Eu
queria mais a sua adesão, padre Nando.
— Conte
comigo para tudo que puder ser feito imediatamente — disse Nando. —
Porque eu estou a qualquer momento de partida para o Xingu, como você
sabe.
Januário
insistiu, brando:
— Melhor
ainda, como balão de ensaio. Se sua entrada ativa no movimento
causar escândalo sua partida encerrará o caso. E outros padres
virão.
— Nando
— disse Winifred —, Januário quer que você venha a uma reunião
da Sociedade no Engenho do Meio, amanhã à noite. Você vem, não
vem, Leslie?
Leslie
assentiu com a cabeça.
— Venha
você também, Nando — disse Januário.
Pressa,
pensou Nando, açodamento e violência. Era tranquila, imensa, funda
a tarefa de recriar o mundo sem o pecado original. Não, não ia. Que
tinha um homem de Deus a fazer nestas assembleias de raiva e bulha?
— Venha
— disse Januário. — Eu convenci o Levindo a vir também. Ele me
disse que vem mas não oficialmente, isto é, como agitador
trotskista. Por isso vem de noiva em punho.
Nando
suspirou.
— Está
bem, Januário, prometo ir. Mas como espectador. — Você podia pelo
menos dizer observador — disse Leslie.
— Você
não se comprometeria tanto assim. A Sociedade não tem fins tão
drásticos e não propõe a adoção no Brasil do comunismo ateu.
Januário
riu.
— Mas
cuidado, agora que a Sociedade já tem alguns grupos formados estão
começando a nos chamar de Ligas Camponesas.
Nando
falava diante do pequeno grupo de seminaristas, apontando os azulejos
de Santa Teresa.
— Não
posso criticar em vocês — disse — o interesse maior pelo que há
de dramático na vida da Fundadora e que encontramos nos azulejos do
êxtase e nos da tentação. São os extremos da natureza de uma
mulher que disse de si própria: en eso de deseos siempre los tuve
grandes. Suas visões de Deus como do demônio chegaram a um
ponto físico, vital. Se Teresa não fosse um gênio intelectualmente
nem saberia comunicar o muito que viu e nem resistiria de corpo ao
muito que padeceu. Mas Deus lhe deu a capacidade de expressão à
altura da capacidade de visão.
Um
dos seminaristas entoou:
— Esta
divina prisión
del
amor con que yo vivo
ha
hecho a Dios mi cautivo
y
libre mi corazón;
y
causa en mi tal pasión
ver
a Dios mi prisionero,
que
muero por que no muero.
— Mas
Teresa pouco falou em poesia — disse Nando. — Falou menos e menos
bem do que San Juan. Na prosa é que Teresa iguala não importa que
outro místico. Ela sentiu o pleno movimento pendular humano de Deus
e Diabo.
Um
sol manso de fim de tarde dourava o repuxo, a grama, a arcaria, os
azulejos de Teresa de Jesus. Só agora, quase no fim da aula, viu
Nando a figura esguia, de longa mantilha negra, que se ia movendo por
trás das colunas, desenhando ou tomando notas, procurando não ser
vista e não perturbar.
Nando
continuou:
— Teresa
fala do Deus tão próximo dizendo: “Después que vi la gran
hermosura del Señor, no veia a nadie que en su comparación me
pareciese bien.” Mas quando afugenta o diabo é como se batesse
em alguém com um cabo de vassoura: “Y una higa para todos los
demónios que ellos me temerán a mi! Tengo ya más miedo a los que
tan grande le tienen al demónio que a él mismo.” A vitória
contra o diabo e contra seus confessores apavorados com o diabo,
temerosos de que Teresa não soubesse distinguir entre o eterno Bem
criador e a eterna Malícia destruidora, foi uma vitória completa.
Dois
outros tinham visto Francisca apesar de verem mais mantilha do que
Francisca, e Nando explicou:
— É
uma artista e tem permissão do Superior para trabalhar no claustro.
Mas chegamos ao fim da exposição geral. Vamos da próxima vez
estudar, guiando-nos pelos azulejos, o Livro das Fundações,
combinado com Cartas de Santa Teresa de Jesus. Então a veremos como
mulher de ação, com a força de vontade de um homem, um admirável
senso de humor, uma incrível disposição para tratar os problemas
mais corriqueiros e mais humildes, ao mesmo tempo que recebe as
visões de Deus com a alegria de uma mulher apaixonada que vê chegar
o esposo. O pedido que a santa fez em verso terminou como num acordo
entre ela e Deus. Deus não a faria morrer ainda, já que muito
esperava de Teresa no mundo. Mas franqueava a Teresa, em vida, os
paços da eternidade. Corram a vista pelo Epistolário de Teresa e
pelo Libro de las Fundaciones. Estudem por exemplo as cartas que
escreveu Teresa em 1577 ao Rei Filipe II. Vejam o tom altivo de quem,
habituada a conversar com Deus, escreve ao Rei.
Antonio
Callado, in Quarup
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