domingo, 3 de junho de 2018

Garranchos [1]

Leitor amigo: Bom dia. Bom dia, boa tarde ou boa noite? Não o posso dizer ao certo, porque não me é dado adivinhar a que horas volverás os olhos para este meu escrito tão cheio de senões como de banalidades... Mas, ao pegares nesta folha, consulta o teu relógio e, de acordo com o seu mostrador, aceita os meus cumprimentos...
Meu bom leitor: abro hoje esta seção fazendo-te um pedido e uma promessa: quando, aos domingos, à hora em que tranquilamente te sentares à tua mesa, onde fumega, saboroso e escuro, o habitual café das “sete”, eu te levar, pelo Índio, as minhas frases insulsas e tolas, peço-te que volvas a memória para o passado remoto e sigas o edificante exemplo de Jó, o expoente máximo que foi da paciência humana.
Quero com isso dizer-te que deves ser paciente e caridoso comigo e que, por eu ficar impingindo-te todos os domingos uma injeção desta, não me deves ficar querendo mal.
Mas eu lembrei-te Jó. E muitíssimo mais do que isto ele sofreu, sem uma palavra de ironia ou um gesto de vingança. Também eu te prometo que nem mandarei matar os teus filhos nem saquearei os teus haveres... E tudo isto e mais ainda sofreu o pobre homem da Bíblia...
Não ficamos bem assim?
Tu fazendo-me o pedido e eu cumprindo a minha promessa?
De resto, quem sabe se esta seção não te irá fazer algum bem... Sofres de insônia, meu paciente leitor? Então não usarás melhor narcótico! Talvez nem seja preciso ler a garrancheira toda, para o sono chegar-te. Estive no meio de uma gente, que, para dormir, não era preciso mais que a minha presença! Ora, se a presença de uma criatura é bom narcótico, claro está que o que ela escreve o será ainda melhor. Pois não concordas? Manda a boa lógica que se pense assim. Bem, o teu café já deve estar esfriando, e para não maçar-te mais, faço ponto, antes que de tua boca saia esta expressão tão em moda agora na nossa pacata Palmeira: “Que bucha!”
Graciliano Ramos, in O Índio, Palmeira dos Índios, ano 1, nº 1, 30 de janeiro de 1921

Nenhum comentário:

Postar um comentário